quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LIGAÇÕES QUÍMICAS


Para os químicos, a tabela periódica, sempre será como um grande alfabeto. Através da união entre os diferentes elementos é possível formar as "palavras", ou seja, moléculas ou compostos.

Graças a instabilidade dos elétrons todos os elementos químicos têm a capacidade de realizar ligações com outros elementos.

Assim, quanto maior for a quantidade de energia, maior será a instabilidade de qualquer corpo ou objeto. De maneira geral, os átomos encontram-se isolados, mas agrupam-se para formar o universo tal como o conhecemos.
As moléculas ou compostos são representados por fórmulas químicas. As fórmulas químicas são representações gráficas resultantes da união entre átomos, íons e elementos.



Ligação iônica


É o tipo de ligação que ocorre entre metais e não – metais, quando o metal doa elétrons tornando-se um íon com carga elétrica positiva ( cátion ) e o não – metal
recebe elétrons tornando-se um íon com carga negativa ( ânion).
Esse tipo de ligação ocorre quando:

a) Um elemento metálico reagir com um não – metal
b) Metais, que possuem 1, 2 ou 3 elétrons na última camada se unem com não – metais que possuem 5, 6 ou 7 elétrons na última camada.
c) Os metais doarem seus elétrons da última camada, que serão recebidos pelos não – metais.
d) Após a doação e recebimento de elétrons os metais se transformam em cátions e os não – metais em ânions.


Ligação Covalente ou Molecular

Nessa ligação os átomos participantes não doam nem recebem elétrons,mas se unem pela formação de pares eletrônicos para adquirirem a estabilidade. O princípio da ligação covalente é o compartilhamento de elétrons e ela ocorre entre não-metais e entre não-metal e hidrogênio.

Ligação Covalente simples ou sigma- É representada por um par eletrônico unindo dois átomos.




Ligação Covalente dupla ou pi - sigma- É representada por dois pares eletrônicos unindo os átomos.

Ligação Covalente tripla ou pi – sigma – pi - É a ligação representada por três pares eletrônicos sendo que a do meio é uma ligação sigma (a mais forte).

Ligação Covalente Dativa - Esse tipo de ligação se estabelece quando o par eletrônico vem de um dos átomos apenas. Na fórmula estrutural, essa ligação é representada por uma seta partindo do átomo que contribui com o par eletrônico.
Ex.: Ácido Nítrico ( HNO3)







Ligação Metálica


Os metais são bons condutores de eletricidade por causa da facilidade com que os elétrons se movimentam, pois se encontram livres. Isso ocorre porque os metais têm baixa energia de ionização, ou seja, a atração sobre os elétrons é baixa. Temos então uma estrutura formada por cátions fixos cercados por um “mar de elétrons” provenientes da camada de valência.A interação entre elétrons livres (-) e os cátions (+) determina a estrutura cristalina dos metais e uma série de propriedades características:

Maleabilidade

Ductibilidade

Boa condutibilidade térmica e elétrica

Alto ponto de fusão

Resistência à tração

Brilho. 

Os metais podem se unir entre si ou a outros elementos e formar misturas sólidas chamadas Ligas Metálicas.
Ex.:
¨ O aço é uma liga de ferro e carbono
¨ O aço inoxidável é uma liga de ferro e carbono com adição de crômio e níquel.
¨ O bronze é uma liga de cobre e estanho.
¨ O latão é uma liga de cobre e zinco.
¨ O ouro de 18 quilates é uma liga de ouro e cobre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs