domingo, 1 de novembro de 2009

EXPERIMENTOS - VULCÃO CASEIRO

Objetivo: Montar um vulcão.







Material/Reagentes: Argila ou massa de modelar, Uma caixinha de filme 35 mm filme, sem a tampa, Corantes para alimentos, nas cores vermelho ou amarelo, Vinagre, Fermento químico, Detergente líquido, Tinta e pincéis, Um cartão bem duro ou madeira, para servir de base para o seu vulcão.

Procedimentos: Sobre o cartão duro, fazer um morro com argila, com uns 20 cm de altura. Com a argila ainda fresca e macia, pressionar a caixinha de filme no topo do vulcão, com a abertura para cima. Esta será a cratera! Só a borda da caixinha deve ficar de fora do vulcão. Quando a argila secar, pintar a montanha e sua base como se fossem de um vulcão de verdade, com partes de terra e partes verdes. Para conseguir a erupção, colocar o vulcão em uma mesa limpa e espaçosa, um chão de cerâmica, ou um jardim.
Dentro da cratera, colocar duas colheres de chá de fermento químico. Acrescentar uma colher cheia de detergente, 3 gotas de corante vermelho e 3 gotas de corante amarelo.Para fazer a erupção, acrescentar uma colher de chá bem cheia de vinagre.


Conclusão: Na química temos alguns elementos que são classificados como ácidos e outros como bases. Quando eles se encontram ocorre uma reação química que é diferente conforme as substâncias misturadas. No caso da nossa reação química, temos o vinagre que é ácido misturado ao bicarbonato de sódio que é base, um dos novos produtos dessa mistura é um gás, o dióxido de carbono (que é perigoso, mas na nossa experiência sua quantidade é muito pequena para apresentar perigo). São as bolhas desse gás formam a espuma da nossa erupção.

47 comentários:

  1. achei bem legal a experência do vulcão

    ResponderExcluir
  2. Adooreei o vulcão que monteei ficou em esposição na feira de ciencias na escola

    ResponderExcluir
  3. a reaçao era a q eu presisava para minha feira de ciencias

    uma boa ideia tambem é de fazer um vulcao de sangue de algum animal (q se acha em asogues)e agua oxigenada
    fica bem legal

    ResponderExcluir
  4. muito bem explicado o site ta de parabens

    ResponderExcluir
  5. baaah amei nao achava nenhum site ou lugar que ouvesse a explicaçao detalhada do vulcao e que substancias usar para q ele explodice valeu msm!

    ResponderExcluir
  6. demora quanto tempo para o vulcão entrar em erupção ?

    ResponderExcluir
  7. valeu pelo menos 1 para explicar isso;;;;......,,--/-=

    ResponderExcluir
  8. Tomara que de certpor que eu preciso de um dez no meu trabalho!!!
    Eo site ta de parabens

    ResponderExcluir
  9. esperoo que de certo !

    ResponderExcluir
  10. como ele explodirá terrivelmente?

    ResponderExcluir
  11. legal tirei dez na feira de ciecias

    ResponderExcluir
  12. Mto dahora vou usar essa esperiencia na fera de ciencias da eskola!!!tomara que de certo ne!!!

    ResponderExcluir
  13. =) thank you, this volcano is really cool loved

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz um de sanque de vaca

    ResponderExcluir
  15. Vamos ver, que resultado sai, é para a feira de ciencias tammbém (:

    ResponderExcluir
  16. nossa que demais mas ele explode ?

    ResponderExcluir
  17. vou botar na feira de ciencias

    ResponderExcluir
  18. vo usa essa do vulcão para a minha semana
    cultural da escola<3

    ResponderExcluir
  19. Esse trabalho vai ser o máximo,vou tirar um dez na matéria de química!!!

    ResponderExcluir
  20. nossa muito legal vai me ajudar muito na feira de ciencias

    ResponderExcluir
  21. gostei muito esse site é o melhor que eu vir vlw

    ResponderExcluir
  22. a esperincia deu muito certo ganhei um 10 em ciencias foi muito show

    ResponderExcluir
  23. O meu vulcão é muito grande e a lava não chega a sair

    ResponderExcluir
  24. na minha turma 6° ano agente fez o experimento é ótimo e assim nos aprendemos um monte.

    ResponderExcluir
  25. eu ja fiz uma vez na escola so que eu n usei corante eu usei qui suque de morango e deu certo e todo mundo adorou

    ResponderExcluir
  26. qual vinagre eu uso de maça ou de alcool

    ResponderExcluir
  27. o vinagre de maca nn presta o mlr pra fazer e o vinagre de alcool,curti d+ esse experimento,e mt show!!!!!!!!!!

























    ResponderExcluir
  28. amei! Mas quanto tempo dura esse vulcao caseiro? Preciso fazer o meu.posso fazer com antecedencia .

    ResponderExcluir
  29. Eu fiz para minha experiência na escola, ficou perfeito e tonha muitas gentes que nunca tinha visto e adoram,meu professor tbm .

    ResponderExcluir
  30. Achei bem legal e fácil de fazer.😊

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs