quinta-feira, 22 de julho de 2010

INTRIGANTE - O que um susto provoca no corpo?

Começa com a aceleração dos batimentos cardíacos, e a elevação da pressão arterial. O cérebro trabalha rápido para que possamos estar mais aptos a enfrentar a situação.
1. Quando tomamos um susto, nossas reações são controladas por uma região do cérebro chamada sistema límbico, que regula nossas emoções e está relacionado à memória e ao aprendizado. Os reflexos que temos logo após a surpresa servem para que a gente enfrente ou fuja da ameaça.
2. Para nos ajudar a reagir ao susto, o cérebro ordena às glândulas supra-renais (assim chamadas por estarem localizadas acima dos rins) que liberem adrenalina, hormônio que tem a função de preparar o organismo para o perigo, na corrente sanguínea.

3. A descarga de adrenalina provoca uma série de efeitos. O primeiro deles é a aceleração dos batimentos do coração e a elevação da pressão arterial. O ritmo frenético aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos, deixando-os mais aptos para enfrentar a situação.

TREME-TREME
A tremedeira que dá após o susto é resultado da contração dos músculos das pernas, que nos conferem equilíbrio. Os tremores são movimentos involuntários que ajudam a queimar energia e consumir o excesso de adrenalina.

OLHO GRANDE
Ao mesmo tempo em que faz o peito disparar, a adrenalina causa a dilatação das pupilas, em ambientes com pouca ou muita iluminação. Com a pupila dilatada, mais luz entra nos olhos e o assustado consegue enxergar melhor.

CARA PÁLIDA
Como o sangue é direcionado para os músculos e para os órgãos vitais, como coração e cérebro, outras áreas do corpo ficam com a irrigação sanguínea reduzida. É o que acontece com os vasos superficiais que levam o líquido para a pele do rosto - sem sangue, ela fica pálida.

PÊLO SIM, PÊLO NÃO
A contração muscular também é responsável pelo arrepio dos pêlos, mas isso não tem função nenhuma no homem moderno. Essa reação é apenas uma herança de nossos ancestrais macacos, que pareciam maiores e mais assustadores quando ficavam com os pêlos arrepiados.

Fonte: Mundo Estranho

11 comentários:

  1. Ah, ficou muito bacana a materia parabéns! :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito legal saber o lance do pêlo! Valeu, bom post!

    ResponderExcluir
  3. Caraca, sinistro.

    Mas, muito interessante. ótimo post

    abraços, m!sunderstood

    http://reflexo-da-alma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. os macacos não são nossos ncestrais. homens e macacos teêm ancestrais em comum. é dfirente.

    ResponderExcluir
  5. niice
    que interessante, não sabia de nada disto

    ResponderExcluir
  6. Até a parte antes do macaco, tudo bem, muito interessante, agora quantos ao negócio de nossos ancestrais, tô fora, não tenho ancestral macaco, não sei o redator.

    ResponderExcluir
  7. It's best cyclist to start out. Whether you cycle competitively, for fitness, or
    just because they only ride casually, on occasion.

    Also visit my website: wkłady kominkowe Gdańsk - fast2games.com -

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs