segunda-feira, 31 de março de 2008

A TABELA PERIÓDICA

Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes etc. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização etc. (Wikipedia).
Desde o início do século XIX, várias tentativas, sem grande sucesso, foram feitas para organizar os elementos.
O trabalho mais detalhado foi feito, em 1869, pelo químico russo DMITRI IVANOVITCH MENDELEEV, e em 1913, através do trabalho do físico inglês HENRY G. J. MOSELEY, pôde-se identificar algumas inversões na ordem correta da tabela periódica, sendo, portanto, o primeiro dos trabalhos experimentais a ratificar o modelo atômico de Bohr. O trabalho de Moseley serviu para dirimir um erro em que a Química se encontrava na época por desconhecimento: até então os elementos eram ordenados pela massa atômica e não pelo número atômico, tornando-se a base da classificação atual. Dentre os 109 elemento conhecidos, os naturais, constituem a matéria do nosso mundo físico, e os artificiais foram obtidos em laboratórios de pesquisa nuclear.
Períodos - Denomina-se período ou série cada uma das linhas da tabela. O número do período corresponde ao número de camadas ocupadas pelos elétrons.
Famílias - As dezoito colunas da tabela são denominadas famílias ou grupos. Os elementos que pertencem a uma mesma família apresentam propriedades químicas semelhantes, pois possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada.
O hidrogênio é diferente de todos os outros elementos e deveria ser colocado isoladamente na tabela; contudo ele aparece na família 1 (1A) por apresentar um elétron no subnível s da sua última camada.
Alguns autores imaginam tabelas periódicas diferentes das usuais.


Algumas tabelas periódicas online bem interessantes:

Vídeo extraído do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs