domingo, 27 de julho de 2008

INTRIGANTE - Por que o ouro é tão valioso?

O ouro (Au), do latim aurum (brilhante), possui número atómico 79 (79 prótons e 79 elétrons). Sua massa atômica é 197 u.

Metal amarelo brilhante, dúctil, maleável, condutor de eletricidade e de calor, resistente a corrosão, o ouro é um metal de transição e pertence ao grupo 11 (1 B) da tabela periódica. Pela sua resistência (é praticamente indestrutível) e pela dificuldade de ser encontrado, foi eleito como padrão de riqueza desde a antiguidade e, nunca mais deixou de estar associado a símbolos de prestígio e poder. Os alquimistas tinham como meta realizar a transmutação de outros elementos em ouro, através da "pedra filosofal". Tentativas frustradas do feito se estenderam por séculos.
O ouro 24k (puro) é extremamente maleável e na cor amarela. Para que esse metal seja apropriado para a confecção de jóias, são feitas as ligas com outros metais que acrescentam cor e resistência ao metal.
A cor e os quilates do ouro são definidos conforme sua liga.

8 comentários:

  1. gosteii do post. mas deveria ter mais informações .

    ResponderExcluir
  2. edite a parte lá da pedra fisolofal, pois na verdade eles procuravam a peddra filosofal pois ela poderia mudar o elemento de todas as oisas, e no texto ai não diz nada disso, na verdade, diz tudo errado :\

    ResponderExcluir
  3. Caro Kid. P
    Obrigado pelo comentário...
    Porém o objeto em questão é o ouro e seu valor.
    Se está interessado sobre a busca dos alquimistas pela pedra filosofal e o elixir da longa vida aconselho que leia o artigo escrito aqui: http://alquimistaspontocom.blogspot.com/2008/03/alquimistascom.html
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O post está muito bom.
    Tem conteúdo e qualidade.

    ResponderExcluir
  5. pq. 166,66% ??? num entendi...

    ResponderExcluir
  6. bastante interessante
    doutorpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, eu explico... Neste caso a quantidade de outros metais é 1,66 vezes a de outro. Tem menos ouro que outros metais, entendeu?

    ResponderExcluir
  8. OK, foi falado do seu valor. Mas por que ele vale tanto? Por que desde a antiguidade todos buscavam por ouro, ou faziam artefatos de ouro?! Essa é a duvida dos leitores que entraram em seu website.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs