quarta-feira, 2 de abril de 2008

A QUÍMICA AINDA BUSCA O ELIXIR DA LONGA VIDA?

Ao longo do tempo, a humanidade sempre sonhou em produzir algum tipo de substância capaz de prolongar a vida indefinidamente. Existiram diversos estudiosos que passaram a vida em exaustivas pesquisas visando a obtenção e preservação da saúde e da eterna juventude. Os alquimistas foram os mais obcecados perseguidores de uma panacéia, uma cura para todos os males, que pudesse manter o corpo e a mente sempre jovens.
Contudo, essa busca apesar de ser uma utopia, deixou um legado para a humanidade.  A ciência vem contribuindo significativamente para a longevidade dos seres humanos.
Até o final do século XIX, a expectativa de vida das pessoas não passava dos 40 anos. Já no final do século XX, essa expectativa de vida alcançava aproximadamente 68 anos, graças ao desenvolvimento científico e tecnológico. Mas, essa projeção não é igual em todos os lugares do mundo. Países industrializados, como o Japão, por exemplo,  tem a expectavida de vida de 81,6 anos, enquanto no Brasil é de 71,3, e na Índia, de 63,9. Nos dias atuais, não só a expectativa de vida das pessoas aumentou, mas  a qualidade de vida também. Em algumas regiões do antigo Egito, uma pessoa na faixa dos 30 anos era considerada idosa. Hoje as pessoas mais velhas podem viver melhor, com mais saúde. Muitas continuam trabalhando, praticando atividades físicas e se divertindo.

Devemos muito aos avanços da medicina, mas ela não é a única responsável  pelo aumento da longevidade e da qualidade de vida das pessoas.
A Química teve forte participação nesses dois processos, tanto na produção de remédios, quanto no estudo dos processos químicos do nosso organismo. A partir desses estudos é possível compreender a origem de muitas doenças e, conseqüentemente desenvolver técnicas e medicamentos para tratá-las. Atualmente, a Química contribui de forma indispensável com outra área relacionada à saúde: a engenharia genética, empregada no aprimoramento da qualidade nutricional das plantas, na produção de antibióticos e na melhoria da qualidade de vacinas para diversas doenças.
Assim, podemos dizer que a Química ainda não encontrou o elixir da longa vida, mas acrescentou forte impacto na qualidade e no aumento da expectativa de vida das pessoas no planeta.

5 comentários:

  1. poxa mto legal seu blog!!!
    massa d+!
    layrarh@hotmail.com
    bjim

    ResponderExcluir
  2. adorei este site e muito bom para fazer pesquisas !!! maria gabriela ...

    ResponderExcluir
  3. nossa muito bom o site,me serviu muito em uma atividade de quimica!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei !!!!
    me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. adorei. vou procurar entender um pouco mais. Angela

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs