quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

O estabelecimento, pelas Nações Unidas, do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro) visa promover o envolvimento dos diversos setores da sociedade na discussão de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e sua influência no cotidiano das pessoas.
Estabelecido em 2001 e celebrado no Brasil desde o ano 2005, o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento” é comemorado todo dia 10 de novembro. Essa data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor e nela pretende-se reiterar o compromisso da UNESCO em:

• fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas;
• promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico;
• renovar o compromisso nacional e internacional no uso da ciência em prol da sociedade;
• enfatizar os desafios enfrentados pela ciência e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.

Nesse sentido, a UNESCO e as instituições parceiras na organização das comemorações desta data, no Brasil, convidam cientistas, estudantes, empresários, professores e autoridades a refletir sobre como a implementação de uma política que priorize os investimentos em ciência, tecnologia e educação terá reflexos diretos na qualidade de vida da população, e garantirá a sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro em longo prazo.
A inclusão dos professores e estudantes nesta discussão tem por objetivo promover a inclusão da nova geração no debate dos temas e na busca de soluções criativas que afetam o país em um mundo globalizado. Todos os anos, uma parte das comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é realizada por meio de um concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre determinado tema que esteja na agenda das preocupações do Brasil e do mundo. 
Fonte: Unesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs