segunda-feira, 21 de junho de 2010

INTRIGANTE - Existe líquido que não molha?

Assim como existe o líquido respirável, existe líquido que não molha?
O que determina se um líquido molha ou não é uma disputa entre as forças de coesão – que mantêm moléculas e átomos de um mesmo material unidas – e as forças de adesão – determinadas pela atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros materiais.
As forças de coesão são responsáveis por manter moléculas e átomos de um mesmo material unidos, já a força de adesão é a atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros materiais. Um líquido molha devido às forças de adesão presentes nele, ao entrar em contato com uma superfície essas forças fazem com que a superfície fique molhada. Mas se a força de coesão for maior do que a de adesão ocorrerá exatamente o contrário: a superfície não irá se molhar.
O mercúrio que corre dentro dos termômetros, por exemplo, não molha o vidro, nem qualquer tipo de papel, mas, se for jogado sobre uma superfície de ouro, a bolinha de mercúrio se desfaz, espalhando-se. Ou seja, um líquido molha quando as partículas da superfície geram uma atração maior do que a atração das partículas entre si. E, claro, se a superfície tiver poros, o líquido parece molhar mais, porque suas partículas se depositam nesses orifícios.
As moléculas de água são polares – têm pólos negativo e positivo – e se aglomeram porque o hidrogênio, que tem carga elétrica positiva, é atraído pelo pólo negativo do oxigênio. Ou seja, o H de uma molécula se liga ao O de outra.
Quando encontram o vidro, as moléculas de H2O em contato com a superfície se desfazem, estabelecendo ligações O-H com as moléculas do vidro (SiOH). Por isso, as moléculas de água se espalham e “molham” a superfície.
O mercúrio é formado por átomos com 80 elétrons e se apresenta na forma líquida – uma exceção entre os metais – porque os elétrons das camadas mais distantes do núcleo não estabelecem uma interação forte o suficiente com os vizinhos para torná-lo sólido.
Em contato com uma superfície de vidro, os átomos de mercúrio não sentem atração físico-química pelas moléculas de SiOH, preferindo se ligar entre si. Ou seja, a força de coesão é maior do que a de atração. Mas, se a superfície fosse metálica, isso seria diferente...

Fontes: Mundo Estranho, Mundo Educação

3 comentários:

  1. Nunca tinha parado para pensar nisso!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria Paulo. E aliás, o mercúrio ainda é utilizado nos garimpos de ouro em pequenas escalas, que é a segunda maior causa de contaminação do meio ambiente por mercúrio.

    Até +

    ResponderExcluir
  3. Uma vez quando eu era criança eu peguei o termômetro da minha mãe e coloquei perto do fogo do fogão pra ver o que acontecia e o termômetro estourou (ooooh) então saiu isso de dentro
    eu tentei limpar com pano não, deu, o jeito foi juntar um no outro (que aliás eu tava achando muito divertido) e pegar com uma colherzinha
    até queria ficar pra mim mas minha mãe iria descobrir kkkkkk

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs