quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EXPERIMENTOS - EXPLOSÃO DE CORES

Objetivo: Observar como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.

Material/Reagentes: Um prato fundo, Um pouco de leite, Corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes), Um palito de dente, Detergente de cozinha.
Procedimentos: Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante rosa. NÃO MISTURE OS CORANTES! Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota).Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta, até que todas “explodam”. Você pode, agora, "passear" com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. Fica bem legal!
Conclusão: Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturam - cada corante formou uma mancha separada da outra. No momento que colocamos o palito de dente com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir! A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas AR.
Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! E depois se misturam formando padrões de cores incríveis quando você movimenta o palito...
Obs.: se você tentar misturar os corantes movimentando um palito sem detergente, também será possível ver padrões interessantes, mas não serão tão bem misturados como da forma que fizemos aqui.

66 comentários:

  1. Eu já fiz esse experimento várias vezes em sala de aula e é muito legal.Trabalho com propriedades físicas dos compostos orgânicos e também no primeiro ano com tensão superficial. Os alunos adoram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk pdc

      Excluir
    2. Eu quis saber. Obrigada, seu comentario me ajudou no trabalho, de verdade. Bj

      Excluir
    3. BOA NOITE SABEM COMO FAÇO ESSA ATIVIDADES COM O PRÉ ESCOLAR POR UM CASO TEM HAVER COM ESTA EXPERIENCIA SUPERFICIE DA LUA. ESTOU TRABALHANDO O SISTEMA SOLAR, LUA,ESPAÇO E QUERIA SABER ENCAIXAR UMA EXPERIENCIA COM ESTE TEMA. COMO POSSO FAZER?

      Excluir
    4. Usa com a história Flicts, do Ziraldo

      Excluir
    5. Usa com a história Flicts, do Ziraldo

      Excluir
  2. Hello, my name is Hanna and I love your blogg. I live in Oslo, and here I learned a little bit of chemistry. Kisses for you.

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana o efeito que produz e é bem fácil de fazer!

    ResponderExcluir
  4. pessoal e que eu tenho um trabalho de quimica pra fazer em equipe e o tema e explosao entao eu tava pensando em fazer um experimento, eu gostei muito desce experimento mas vcs podem fazer outro com mais emoçao q apareça com uma explozao

    ResponderExcluir
  5. Mto massa vô fazer esta experiência dia 05/05/10
    na escola gostei é mto legal...
    Parabéns =D

    ResponderExcluir
  6. amei esse experimento de verdade, muito interessante,e bem abordado , amei :>

    ResponderExcluir
  7. Achei bacana o seu blog, os experimentos são facéis de entender, o meu filho do sexto ano vai fazer hoje esse experimento e apresentá-lo na aula de ciências.Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. ADOREI VOU FAZER PRA UM TRABALHO DE FÍSICA NA ESCOLAAAAAAAAAAAAAA , BEIJUSSSSSSSSSSSSSSS AMO VCSSSSS LINDOS

    ResponderExcluir
  9. Esse experimento é massa mas n sei como explicar p/ as pessoas qual é a reaçao.. alguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que irar vira uma molecula todos os esperimentos iram se ajuntar

      Excluir
  10. essa pesquisa foi de muita ajuda pra min e os meus golegas

    ResponderExcluir
  11. gostei muitooooooooo vou fazer na feira de ciênc ias no dia 28/09/11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA DATA E MES DO MEU NIVER!!!

      RSRSR>>>>> XD!!

      Excluir
  12. gostei mto vou fazer na feira de ciencias do meu colegio dia 04'11..

    ResponderExcluir
  13. eu amo o justim bieber e ciencias eu calculei e sabe o que deu justiciencias mas tarde eu conto mais piadas as do joaozinho

    maria eduarda ameiiii vou fazer agora co aqueles corantes

    ResponderExcluir
  14. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  15. amei fiz com meus alunos do pre 2 eles ficaram encantados parabens!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. oi essa experiencia envolve quais materias do primeiro ano do ensino medio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto na oitava série quanto no primeiro ano, envolve, mas é bem ''barbada'' de fazer, e ficam umas com várias perspectivas !

      Excluir
  17. legal e muito diferentes

    ResponderExcluir
  18. vamos ver no que eu vou poder fazer

    ResponderExcluir
  19. Muiito Maneiiro Vou fazer Amanha na escola!!!
    Tomare que de certo cmg....

    ResponderExcluir
  20. mas e que tipo de tinta o corante?
    e anilina na agua?

    ResponderExcluir
  21. Adorei a experiencia vou fazer na feira de ciencias da minha ecola obgt ;D

    ResponderExcluir
  22. Thank you for sharing your thoughts. I truly appreciate your efforts and I will be
    waiting for your next post thank you once again.


    My web page: worldwidemedinsurance.com

    ResponderExcluir
  23. Gosteeeiii mtoo deste experimrnto achei interassante !! vou ate copiar pra apresentar nun semiario que vai ter na minha escola.Adoreii o blog e vcs me ajudaram mto



    30/04/13

    ResponderExcluir
  24. No lugar de corante alimeticio , pode ser anilina?

    ResponderExcluir
  25. vou fazer esse experimento na feira de ciencias

    ResponderExcluir
  26. mas qual é a justificativa desse projeto? preciso de uma justificativa, para que isso serve. mas mesmo assim é muito legal :)

    ResponderExcluir
  27. Ameiiiiii!! Vou fazer para a Feira de Ciências desse ano!!!!!!!!! Obrigadooooo

    ResponderExcluir
  28. essas experiencias e muito loucas adorei.

    ResponderExcluir
  29. queria saber, esse corante é anilina?

    ResponderExcluir
  30. Adorei vou fazer na escola

    ResponderExcluir
  31. eu queria saber o alquimista que fez inventou isso vcs poderiam me de dizer ?

    ResponderExcluir
  32. eu tamben achei super legal vou copiar no caderno e vou amostra a professora acho que ela vai amar

    ResponderExcluir
  33. Quero saber se e usado corante de alimento em pó ou e a anelina

    ResponderExcluir
  34. Queria saber se podemos usar o corante em pó ou se a anelina agradeço pela experiência poi tenho um trabalho para entregar sexta feira dia 13/06/2014

    ResponderExcluir
  35. que tipo de reação é essa?

    ResponderExcluir
  36. Oi, pessoal!Tentei fazer essa experiência com minha turma de 4º ano só que não deu certo. Não houve reação. Achei que poderia ser por ter usado leite em pó diluído em água. Será que foi isso? Tenho ainda uma semana para a Feira de Ciências da escola. Por favor me ajudem porque as crianças estão ansiosas por fazer esta linda experiência. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, o experimento realizado com leite em pó diluído não vai ser bem sucedido.

      Excluir
  37. E AÍ FICOU MANEIRO *-*

    ResponderExcluir
  38. Vou fazer na feira de ciências.
    Tomara que de certo se não levo um 0 *-*

    ResponderExcluir
  39. Pode fazer com leite de vaca

    ResponderExcluir
  40. amei essa esperiẽncia quando a professora fez com a gente na sala de aula e mandou a gente pesquisar as reacões quimicas dela agora que eu sei não vejo a hora de mpstrar o site que ela ta para os meus amigos

    ResponderExcluir
  41. Como o detergente age para que possa acontecer a explosão das cores?

    ResponderExcluir
  42. Como o detergente age para que possa acontecer a explosão das cores?

    ResponderExcluir
  43. Alguém pode mim mandar um explicação exata sobre essa experiência e que os alunos possa entender.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs