quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EXPERIMENTOS - A SERPENTE DO FARAÓ


Objetivo: Fazer uma "serpente" utilizando bicarbonato e açúcar e a fazer sair debaixo da terra.


Material/Reagentes: Açúcar, Bicarbonato de sódio, Álcool, Recipiente com graduação, ( proveta ou seringa ), Almofariz com pistilo ou pilão com socador, fósforo ou isqueiro, Êmbolo de uma seringa de 20mL, Bico de um garrafa de pet com a tampa, Palito dental.
Procedimentos: Corte o bico da garrafa de pet utilizando um estilete ou tesoura. Prepare uma pastilha com bicarbonato e açúcar. Adicione dentro do pilão ou almofariz uma parte de bicarbonato para duas de açúcar. Misture bem os componentes, fazendo um pó fino e homogêneo com a mistura.
Coloque uma quantidade suficiente para encher a tampinha da garrafa de pet e adicione algumas gotas de álcool (aproximadamente 10 gotas), e misture com um palito para que a mistura dê liga.
Posteriormente, pressione com muita força o êmbolo da seringa sobre a mistura.
Abra a tampa da garrafa, e com a ajuda do êmbolo, retire cuidadosamente a pastilha e deixe-a secar.
Coloque a pastilha parcialmente sob a areia, deixando metade dela para fora. Derrame 20ml de álcool sobre o sistema, próximo de cada pastilha. Coloque fogo, e observe.
Conclusão: Esse experimento envolve a combustão da sacarose:
C12H22O11(s) + 12 O2 (g) → 12 CO2(g) + 11 H2O(g)
Ao colocarmos fogo no sistema, também ocorre a combustão incompleta, originando o carbono, que constitui a estrutura da serpente.
Em razão do gás carbônico liberado pela decomposição do bicarbonato de sódio e da própria combustão da sacarose, a estrutura de carbono “infla”, dando origem à serpente. Veja a reação de decomposição térmica do bicarbonato de sódio:
2NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g)
Na2CO3(s)→ Na2O(s) + CO2(g)


Veja o mesmo experimento feito pelo Ponto Ciência:

3 comentários:

  1. adorei essa experiência e espero que as que estão por vir sejam tão interresante quanto essa

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber , quanto o tempo estimadamente do experimento? 1 hora? e o cheiro é muito forte? OBS: Preciso fazer o experimento pra apresentação de Plateia(PROFESSORES , PAIS).Projeto.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs