terça-feira, 17 de novembro de 2009

ANIMAÇÃO - GALILEU E OS CORPOS EM QUEDA LIVRE

A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual. Esta lei só é observada no vácuo, pois como a densidade dos corpos é diferente, no ar o corpo mais pesado exerce maior força e cai primeiro.
Conta-se que Galileu Galilei (1564-1642) após observar o movimento oscilatório do candelabro da catedral em Pisa – indo e vindo – realizou experiências com pêndulos de diferentes massas e comprimentos constatando que o período de oscilação dependia somente do comprimento e não das massas dos pêndulos. Este último resultado levantava sérias suspeitas sobre se a queda dos corpos dependia de suas propriedades (massas, formas, composições químicas, etc.).
Então, segundo a lenda, subiu no alto da famosa torre da cidade para lá de cima verificar esta hipótese. Abandonou objetos de pesos diferentes do alto da torre e constatou que eles mantinham suas posições relativas durante a queda, percebendo que a velocidade de queda dos corpos independe de suas massas. Não satisfeito, buscou fazer outra experiência para encontrar a relação entre a distância percorrida e o tempo de queda. Permitindo que esferas de materiais diferentes descessem um plano inclinado, deduziu, então, que a distância percorrida era diretamente proporcional ao quadrado do tempo transcorrido nesta mesma distância. Parecia, então, ter confirmado que a queda dos corpos independe de suas propriedades.
Nesta animação é possível simular a experiência realizada por Galileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs