quinta-feira, 25 de junho de 2009

INTRIGANTE - Por que choramos ao cortar cebola?

A cebola (Allium cepa) além de ser bastante apreciada na gastronomia como tempero de diversos pratos, apresenta diversas propriedades terapêuticas.
Ela é um alimento com baixo valor energético devido ao seu teor de água rodear os 94%, mas é rica em fibras, vitaminas (C, E, e as do complexo B como ácido fólico, B3 e B6), e minerais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio. É fonte ainda, de ferro, cobre, crômio, magnésio e molibdênio.

Os responsáveis pela nossa “tristeza” são os compostos voláteis de enxofre, presentes na planta. Elas contêm ainda uma elevada concentração de aminoácidos, especialmente cisteína (que contém enxofre).Quando se inicia o corte de uma cebola (ou alho) a quebra das paredes celulares põe os aminoácidos em contato com enzimas, desencadeando-se uma série de reações químicas que conduzem à formação dos compostos de enxofre voláteis como o disulfureto de alilo propilo (C6H10S2). A ação enzimática sobre os aminoácidos origina a formação do óxido de tiopropionaldeído que é um agente lacrimejante.

3 comentários:

  1. Aviso: metade inferior do texto está em letras pretas...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Já providenciamos a devida correção.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. PRIMEIRAMENTE ESTÃO DE PARABENS, MATERIAL RICAMENTE TRABALHADO E PROVEITOSO, CONTINUEM COM ESTA OBRA DE GRANDE IMPORTANCIA PARA NÓS LEIGOS.
    A PROPÓSITO, HÁ ALGUM MOTIVO ESPECIAL PARA QUE O FUNDO SEJE PRETO?
    NÃO SEI SE É IMPRESSÃO MÁS EMBARALHA UM POUCO A VISÃO.......HEHEHEHE
    XAVIER

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs