terça-feira, 30 de junho de 2009

ENEM 2009

Estão abertas até 17 de julho as inscrições para o ENEM 2009.
A partir deste ano o Exame Nacional do Ensino Médio estará diferente. A prova realizada em outubro, estará mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes.

O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. Além disso ele servirá agora, como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos instituições federais.
O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e humanas. No domingo, será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação. O Inep recomenda que o candidato chegue ao local de prova com uma hora de antecedência.
Todos os alunos que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas públicas são isentos da taxa de inscrição.

Veja o passo-a-passo para efetuar a sua inscrição:
1º Passo
Entre no site http://enem.inep.gov.br/inscricao – a primeira tela da inscrição oferece a opção de fazer um cadastro ou acompanhar uma inscrição já feita. Clique em "Inscrição – faça já a sua"


 / Tela 1
2º Passo
Você precisará informar se está concluindo ou se já concluiu o ensino médio, em que ano e tipo de escola, e se já fez o Enem. As questões não aparecem todas de uma vez, você vai respondendo e a pergunta seguinte aparece na tela.
E se eu nunca fiz o Enem? Deixe selecionada a opção "---" na última pergunta.
3º Passo
Você precisará incluir seu número de CPF. Sem ele é impossível fazer a inscrição. A tela seguinte não tem nada para preencher, basta clicar em "Próximo" para continuar a inscrição.
Atenção:
Na hora da inscrição, o CPF do estudante é obrigatório. Não poderão ser usados os números de pais ou responsáveis, pois o documento servirá posteriormente para acessar, na internet, o boletim com o desempenho e também para a inscrição nos processos seletivos que usarão o exame.

4º Passo

Aqui você precisa preencher todos os seus dados pessoais. Como você inseriu o CPF antes, o sistema já traz seu nome, sexo, data de nascimento e nome da mãe. Repare que, ao preencher o endereço, o número de sua casa ou prédio vai separado, no campo que fica ao lado do CEP. Você ainda vai escolher nesta tela a cidade em que deseja fazer a prova, marcar se tem necessidades especiais e escolher uma senha.

Por que minha cidade não aparece na lista de locais de prova?
O Enem não ocorrerá em todos os municípios. Por isso se sua cidade não aparece na lista escolha o município mais próximo de sua residência.
E se eu tiver necessidades especiais? Clique "sim" no campo correspondente e aparecerão os diversos tipos de necessidades especiais para você selecionar.
Quando eu vou escolher os cursos e faculdades a que desejo me candidatar? Segundo o MEC, essa etapa ocorrerá apenas depois da realização da prova, provavelmente em dezembro.

O que você precisa ter em mãos para a inscrição
# Documento de identidade
# CPF
# Prefira um computador com impressora, para imprimir o boleto no fim da inscrição
A prova:
Será aplicada em 1.826 municípios brasileiros, em 3 e 4 de outubro:
Sábado, dia 3, das 13h às 17h30min
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias (90 questões)
Domingo, dia 4, as 13h às 18h30min
Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (90 questões) e Redação
Língua estrangeira: este ano, a prova não terá língua estrangeira
Importante:
Com o desempenho, o estudante também poderá pleitear uma vaga em universidades federais de todo o país que aderiram ao novo sistema se utilizando de um sistema online que estará disponível aos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs