segunda-feira, 27 de abril de 2009

É NITROGLICERINA PURA!

Certamente você já ouviu essa expressão. A Nitroglicerina, ou trinitroglicerina ou ainda trinitrato de glicerina, um dos explosivos químicos mais potentes que existem, é obtida a partir da reação de nitração da glicerina.
Líquida à temperatura ambiente, a nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, descoberta em 1847, pelo italiano Ascanio Sobrero.
 Os explosivos químicos, têm moléculas muito instáveis, que se decompõem muito rápido após uma ignição, liberando grandes quantidades de gás e calor. Quanto maior a quantidade de gás produzida e quanto menor o tempo de reação, maior o estrago. A principal característica da molécula de nitroglicerina é sua instabilidade. Por isso ela precisa de pouquíssima energia para se decompor em outras substâncias, principalmente porque os átomos de nitrogênio de sua estrutura tendem e se desgrudar dos átomos de oxigênio. Cada uma de suas moléculas produz mais de sete moléculas de gás e, como essa reação acontece muito rápido, o gás produzido se desloca a 7 700 metros por segundo.Outro potente explosivo, o TNT
(trinitrotolueno), libera somente cinco moléculas de gás por molécula de reagente, que "andam" a mais de 6.000 metros por segundo.
A nitroglicerina apresenta uma grande desvantagem, é pouco segura. Qualquer queda, fricção ou aumento de temperatura pode causar sua explosão, podendo ser detonada até por um solavanco mais forte durante o transporte.

Um comentário:

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs