quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ÁGUA - FONTE DE VIDA

A molécula da água é a mais abundante do nosso organismo, a mais abundante do nosso planeta e a mais extraordinária e anômala que se tem conhecimento. É impossível existir vida sem água e onde existe água certamente são viáveis os processos vitais. Acredita-se que a água (H2O) é a segunda molécula mais abundante no Universo, atrás apenas do hidrogênio (H2). A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. Líquido incolor e inodoro, a água como todas as substâncias, é formada por partículas minúsculas chamadas átomos, que agrupados formam as moléculas. A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Esses átomos se arranjam no espaço, com disposição não linear das ligações formando o que chamamos de pontes de hidrogênio estabelecendo zonas positivas e negativas na molécula formando assim um ângulo de 104,5°, garantindo propriedades peculiares e fundamentais a vida. Devido esta polaridade, as moléculas de água se organizam através da atração mantida entre pólos opostos (+ / –) entre moléculas distintas. Graças a isso há uma forte atração, denominada coesão molecular, que no estado líquido desta substância promove alta tensão superficial. A polaridade também garante à molécula de água, desempenhar importantes reações extra e intra-celular desde a solubilidade de outros compostos (proteínas, carboidratos, lipídios) até a quebra por hidrólise da Adenosina Tri-fosfato (ATP), para geração de “energia” celular. A água também participa da regulação térmica dos seres vivos. Por apresentar alto calor específico permite a absorção de uma elevada quantidade de calor, com baixa variação de temperatura, ou seja, uma pessoa em estado febril tem sua sudorese aumentada para que a evaporação da água contida no suor absorva o calor corpóreo, para diminuição da temperatura do indivíduo.
Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície do planeta, e os continentes ocupam o restante, isto é, quase 2/3 do planeta são cobertos de água. Porém, a maior parte dessa água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar; 1,75% está congelada nos pólos ou em outras geleiras; 1,243% está submerso em lençois subterranêos. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada.

O Brasil é o grande reservatório de água do mundo pois tem a maior reserva hidrológica do planeta (11, 6 % da água doce disponível no mundo está no Brasil, perfazendo 53% dos recursos hídricos da América do Sul). O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) através da resolução 20/86, classifica as águas no Brasil de acordo com a sua salinidade. Salinidade inferior ou igual a 0,5% é água doce, com salinidade entre 0,5% e 30% é água salobra e com salinidade superior a 30% é água salina.
A ANA (Agência Nacional de Águas), criada em julho de 2000, tem o objetivo de disciplinar a utilização dos rios, de forma a evitar a poluição e o desperdício, para garantir água de boa qualidade para as futuras gerações.
A capacidade de renovação das águas durante o ciclo hidrológico e sua agilidade de auto-purificação, permite a relativa conservação, por um longo período, da quantidade e qualidade das águas doces. Isso dá a falsa idéia de que a água é um recurso inesgotável. Água é muito mais do que H2O. Ela é fonte de vida, e por isso cada um de nós é responsável por cuidar e preservar esse bem.

2 comentários:

  1. Prefiro usar todos os recursos do planeta até estes se esgotarem. Desperdicem água, isso é muito importante, precisamos nos extinguir pra este mundo se tornar um lugar "melhor", que se **** a nossa espécie, façamos a nossa própria destruição em massa. Comece hoje, estou contando com você.

    ResponderExcluir
  2. nos precisamos cuidar da agua por que sem agua nos nao vivemos

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs