terça-feira, 22 de março de 2011

NASA confirma que terremoto encurtou duração do dia

A Nasa divulgou nesta semana que o terremoto de magnitude 9 que atingiu o Japão pode ter diminuído a duração dos dias na Terra e mudado o eixo do planeta.
A informação de que o eixo de rotação da Terra foi alterado pelo terremoto no Japão já havia sido divulgada por outras organizações científicas. Agora, é confirmada pela Nasa, que acrescenta que o tremor trouxe, também, uma diminuição na duração dos dias na Terra. Na verdade, essas duas coisas acontecem com certa freqüência, e não  causam itmpacto no dia a dia das pessoas.
Utilizando dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o pesquisador Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, aplicou um modelo complexo para fazer um cálculo preliminar teórico sobre a ação do terremoto – o 5º maior do mundo desde 1900. A forma como um terremoto afeta a rotação da Terra depende de sua magnitude, da localização e de como a falha na placa tectônica se moveu.
Os cálculos de Gross indicam que o terremoto japonês causou uma mudança na distribuição de massa do planeta, e fez a Terra rodar um pouco mais rápido. Isso diminuiu o comprimento do dia em cerca de 1,8 microssegundos (cada microssegundo equivale a um milionésimo de segundo).
Os cálculos também mostram que o terremoto deve ter deslocado o eixo de rotação da Terra em cerca de 17 centímetros. Para efeito de comparação, o terremoto de 8,8 graus do ano passado no Chile encurtou o dia na Terra em 1,26 microssegundos e mudou o eixo da Terra em 8 centímetros. Já o terremoto de 2004 em Sumatra, de 9,1 graus, deve ter encurtado o dia na Terra em 6,8 microssegundos e alterado o eixo em 7 centímetros.
Os números relativos ao Japão, no entanto, podem mudar quando dados mais precisos do terremoto forem divulgados. Segundo a Nasa, o eixo de rotação muda com frequência, não somente por causa de terremotos. Efeitos atmosféricos, como ventos fortes, e até mesmo correntes marítimas podem causar alterações sutis.
Para se ter uma ideia, ao longo de um ano, a duração de um dia aumenta e diminui em um milissegundo – o que é 550 vezes mais do que a mudança causada pelo terremoto japonês. Já o eixo de rotação da Terra irá se deslocar cerca de um metro em um ano – seis vezes mais do que a mudança causada pelo terremoto japonês.

Fonte: Exame

2 comentários:

  1. Bahh desconfiei que tinha acontecido algo.
    Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse post, com certeza foi de grande magnitude mesmo!

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs