sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Saborosos perigos: os vilões com jeito de mocinhos que habitam seu prato

Gordura trans, vegetal ou hidrogenada, espessantes, acidulantes, ácido cítrico, ciclamato de sódio, aspartame. Você sabe o que coloca no seu prato quando consome produtos industrializados? A maioria das pessoas, não. Devido a sua praticidade, os industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos – afinal, o único trabalho que se tem é o de abrir a embalagem e colocá-la, geralmente, no micro-ondas.
Definitivamente, os industrializados vieram para ficar. Esses alimentos, entretanto, podem ser uma verdadeira armadilha para a saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos demasiadamente, segundo o nutrólogo Ênio Cardillo Vieira, vice-presidente da Academia Mineira de Medicina.
— Para tornar esses alimentos mais vistosos, práticos e duráveis, os fabricantes se valem de dezenas de aditivos químicos. Os mais comuns são os corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. São eles os responsáveis por dar sabor, cheiro e aspecto naturais aos alimentos industrializados, além de maior durabilidade. Os embutidos e os enlatados, caso dos hambúrgueres, defumados e salsichas, são os grandes vilões — ataca.
Segundo Vieira, eles têm alto índice de nitrito, uma espécie de conservante que pode produzir nitrozanina, substância altamente cancerígena. Outra grande vilã é a gordura vegetal hidrogenada, amplamente conhecida como gordura trans. Ela está na maioria dos alimentos, como biscoitos (recheados e waffers), salgadinhos empacotados, batatas fritas, tortas e bolos prontos, pães doces, pães de forma, sorvete, achocolatados prontos, margarina, requeijão cremoso, pipoca para microondas, temperos prontos.
Então, é bom abrir o olho e ler, tintim por tintim, os rótulos dos alimentos. Eles devem trazer, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as informações referentes ao conteúdo dos alimentos.
“A diferença da margarina para o plástico, inclusive, é de apenas uma molécula”, acrescenta o nutrólogo.
A aceleração da vida moderna torna uma tarefa árdua saber o que realmente está sendo ingerido, na avaliação da especialista em nutrição Maria Isabel Correia, professora do Departamento de Cirurgia da UFMG.
“Se pudéssemos trocar o bolo vistoso daquela confeitaria famosa pelo que fazemos em casa, seria o ideal, porque saberíamos o que realmente estaríamos adicionando e, posteriormente, comendo. Como é difícil, o ponto chave é saber o que é bom e o que é menos ruim, pois, na correria do dia a dia, vamos comê-lo invariavelmente. A dieta ideal é a mais natural possível, o que é quase impossível na nossa rotina”, pondera.

Aditivos e possíveis efeitos colaterais:
Antioxidantes
Previnem a deterioração dos alimentos. Os mais usados são ácido benzoico, nitratos e nitritos. Podem causar alergia, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago.
Corantes
Podem ser naturais ou sintéticos – estes são tóxicos. Como a concentração usada é muito pequena, não chega a ser preocupante. Certos corantes permitidos no Brasil (como o Allura) foram proibidos em outros países porque podem causar reações alérgicas, convulsões e câncer.
Espessantes ou estabilizantes
Aumentam a viscosidade do produto final. A formação e a estabilização de espuma em vários produtos também são efeitos desses aditivos. Podem provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante.
Umectantes
Responsáveis por manter o alimento úmido e macio. No coco ralado, por exemplo, é adicionada glicerina. Podem causar distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.
Acidulantes (ácido acético)
Aumentam a acidez ou dão sabor ácido. Quando usados demasiadamente, podem provocar cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.
Flavorizantes
São responsáveis por dar ao produto industrializado sabor característico ao in natura. Podem causar câncer e alergias.
Gordura trans
É a gordura vegetal transformada em gordura sólida. É usada para dar crocância e consistência aos produtos industrializados. Causa obesidade, câncer de mama e doenças cardivasculares.
Agentes adoçantes
Os mais usados na indústria são o aspartame e os feitos a partir de ciclamato de sódio e sacarina sódica, que podem provocar câncer, o que ocorreu em estudos com ratos. oram proibidos nos EUA.

Fonte: ClicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs