quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tempestade Solar pode atingir a Terra em 2013

Onda emitida pelo Sol pode causar destruição em massa de equipamentos eletrônicos - e levar a um caos tecnológico. O apregoado fim mundo, pode ser em maio de 2013 - e não em 2012, como previa a antiga civilização maia.
O calendário maia estava errado - pelo menos é o que dá a entender o alerta da Nasa, a agência espacial dos EUA, sobre uma possível tempestade solar que pode ser devastadora.
Apesar da distância do Sol da Terra, cerca de 150 milhões de quilômetros, os pesquisadores da Nasa estão preocupados com essa grande tempestade solar.
Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param, a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário apocalíptico pode acontecer - e causado pelo Sol. Segundo cientistas da Nasa e de outras instituições, que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, em 2013 o astro vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega à Terra, provoca uma tempestade eletromagnética - que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos. Os cientistas não sabem exatamente quando essa tempestade virá, ou qual sua força. Mas dizem que há motivo para preocupação.
"O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares", diz o físico Richard Fisher, da Nasa. Elas já aconteceram antes. 
Em 1859, ocorreu uma tempestade geomagnética do tamanho da prevista para 2013. Conhecida como "Evento Carrington", por ser testemunhado pelo astrônomo Richard Carrington, a tempestade causou incêndios em escritórios de telégrafos, eletrificou cabos de transmissão e produziu auroras boreais intensas.
Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência - em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.
As sondas espaciais Stereo, ACE e SDO transmitem a cada minuto informações atualizadas sobre o que acontece com o Sol. Isso permite que os pesquisadores monitorem e analisem as erupções solares permanentemente. Então, por enquanto, não há motivo para desespero.

24 comentários:

  1. :OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Matéria muito interessante! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog...conteúdo de altíssima qualidade

    ResponderExcluir
  4. Gostei do blog e da matéria, acho que de repente isso seja necessário para que as pessoas comecem a se valorizar como tal, e não ficar tendo contatos via internet, e sabendo do mundo por TV.. os livros, cartas e contato físicos sempre foram melhores e menos prejudiciais!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. De boa.Noticia sobre fim do mundo ou catastrofe que esta por vir jah tah virando piada

    ResponderExcluir
  6. É possivel viver sem energia elétrica. Existem plantas e rios em todos os lugares. Esses 7 anos não serão tão desesperadores assim, vai da pra viver numa boa, e ainda vamo ganhar umas mutações genéticas legais.

    Obs.: Agora eu quero ver algum cético vir e discordar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Essa "tempestade" pode até acontecer, mas na minha opinião praticamente não causará danos, esse povo gosta de uma polêmica, por isso os cientistas metem o terror

    ResponderExcluir
  9. Caralho que irado,nesses 7 anos aposto que agente vai ganhar mais um par de braços,garras,crescer uns 2 metros e criar uma cabeça de águia..e assim nos tornarmos os melhores predadores do universo

    ResponderExcluir
  10. não minha chapinhaaaa nãooo ;(

    ResponderExcluir
  11. na verdade essa tempestade pode vir agra em 2011

    ResponderExcluir
  12. ontem dia 29/05/2011 houve uma enorme explosão solar eu acompanhei pelo site apolo11.com, essa teoria tem fundamento sim.

    ResponderExcluir
  13. MEU NOTEBOOK APPLE DE $10000 VAI PIFAR ¬¬

    ResponderExcluir
  14. *O* tamo fudido mas ninguem pode muda a natureza então vo ta pronta pra isso :( mas eu não quero fica sem net

    ResponderExcluir
  15. venho do futuro em missão de paz. preciso entrar em contato com outros sobreviventes. caso alguém ainda tenha resistido, por favor, chame. tenho abrigo e alimentos.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs