quinta-feira, 22 de julho de 2010

CONJUNÇÃO PLANETÁRIA - O alinhamento dos planetas

Conjunção é um termo usado na astronomia. Significa que, quando vistos de algum lugar (geralmente a Terra), dois ou mais corpos celestiais estão alinhados no céu.
Em 11, 12 e 13 de agosto de 2010, teremos uma bela e interessante conjunção astronômica, popularmente conhecida por "alinhamento de planetas".
Este tipo de fenômeno possibilita que um habitante terrestre observe alguns astros do Sistema Solar numa mesma região do céu, visualmente próximos entre si. Na conjunção de 11 a 13 de agosto, observaremos a LUA e os planetas MARTE, VÊNUS, MERCÚRIO E SATURNO aparentemente JUNTOS no céu, no horizonte OESTE, logo após o pôr do Sol.
Mesmo sem nenhum instrumento observacional será possível identificar estes astros, nesta região do céu. Claro que se tiver um telescópio ou a luneta GALILEOSCÓPIO, já enviadas para as escolas públicas participantes da XII OBA de 2009, então poderá usá-la para ver a Lua e os Planetas, todos próximos entre si. 
















As escolas poderão entrar em contato com o Clube de Astronomia, Observatório ou Planetário mais próximo a fim de buscar auxílio na localização ou mesmo observação através dos telescópios deles.

Veja uma lista destes órgãos NESTE LINK.


Fonte: Professor Canalle da OBA

7 comentários:

  1. poderia explicar como podemos reconhecer os planetas no ceu, no dia do alinhamento?

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de alinhamento planetário como o de 11 a 13 de agosto de 2010 ocorre com qual frequência ?

    ResponderExcluir
  3. oje dia 13/08 eu e uns amigos meus estavamos esperando acontecer o alinhamento mais ai deu 5 e meia 6 horas e nada. eu queria saber se realmente aconteceu isso ???

    ResponderExcluir
  4. vai acontecer algum alinhamento planetário em 2011?

    ResponderExcluir
  5. alinhamentos planetários acontecem todos os anos.Li em uma pesquisa que alguns até vieram com acontecimentos estranhos em algumas partes do planeta.Qual a probabilidade de acontecer um alinhamento agora em 2011 e acontecer uma catástrofe global?

    ResponderExcluir
  6. baixem o programa Stellariun,la e possivel calcular a data de varios alinhamentos,inclusive os cincos que rola a cada um ano e meio no periodo de 8 anos entre:terra,sol,venus e mercurio

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs