
Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em décibeis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma freqüência entre 20 Hz e 20 kHz. Acima e abaixo desta faixa estão ultra-som e infra-som, respectivamente.
Seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, o que permite saber a distância e posição da fonte sonora: a chamada audição estereofônica.
 |
Esquema representando a audição humana. (Azul: ondas sonoras; Vermelho: tímpano; Amarelo: cóclea; Verde: Células receptoras de som; Púrpura: espectro de frequências da resposta da audição; Laranja: Potencial de ação do nervo. |
Nós somos capazes de detectar ou não algumas frequências sonoras de acordo com a nossa idade. Quanto mais velho você for, menor é a freqüência que consegue ouvir. Existe, inclusive, uma freqüência específica que a maioria das pessoas com mais de 25 anos não consegue captar. É um apito chatinho, incômodo. Algumas lojas usam como “espanta-adolescente”, uma espécie de aborrecenticida.
Alguns adolescentes até estão usando esta frequência como ringtone. Dessa forma, eles podem atender o celular durante a aula ou sem que os pais percebam.
Gostei do post! Não sabia que podia ouvir sons que pessoas de outras idades não ouvem...
ResponderExcluirTenho que procurar um médico kakaka
ResponderExcluirAbraços forte
parabéns pelo aniversario! ótimo blog...
ResponderExcluirlembrando que nem todo alto falante ou fone de ouvido transmite a frequencias tão altas como 18 khz, então não achem que vocês precisam de um médico se não ouvirem, as vezes está usando um fone ruim
ResponderExcluirtenho que procurar um medico
ResponderExcluirhttp://tinyurl.com/zw9kl
ResponderExcluirhttp://tinyurl.com/yzyfn5t
acesse não é vírus...