sexta-feira, 2 de abril de 2010

Os incríveis mistérios da Lua


O ser humano sempre se sentiu atraído e deslumbrado pelos mistérios da Lua. Já na antiguidade egípcios, hindus, babilônios, gregos e romanos adoravam e prestavam suas homenagens a essa deusa gigante que lá do céu, mostrava-se cheia de segredos a serem revelados.
De acordo com os cientistas, a  Lua se originou quando um planeta chamado Orpheus colidiu com a Terra a quatro bilhões de anos. Ela tem um quarto do tamanho da Terra, com um diâmetro de 3.476 km, e está a aproximadamente  384.403 km de distância de nós. Não tem luz própria, sendo iluminada pelo sol, assim como o nosso planeta.


O ciclo lunar é composto por quatro fases principais: Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. As fases da Lua são causadas pelas posições relativas da Terra, da Lua e do Sol. A Lua orbita a Terra em média em 27 dias 7 horas e 43 minutos.

A atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, tem efeito principalmente sobre as águas. No ponto da Terra mais próximo da Lua, a água atraída irá se concentrar, subindo de nível, descendo quando a Lua se afasta do planeta. É o fenômeno das marés. 
Esses movimentos também sofrem influência do Sol, embora a atração solar corresponda a apenas 46% da lunar.
Como a Lua gira em torno da Terra e também dela mesma, existe uma parte (cerca de 40%) de sua superfície, que nunca se volta para a Terra. 
Durante muitos anos se fantasiou sobre o "lado escuro" da Lua. Na verdade, o Sol ilumina todos os lados da Lua enquanto ela gira. Entretanto, existe um "lado distante da Lua" que nunca é visto aqui da Terra. Com o passar das eras, as forças gravitacionais da Terra reduziram a rotação da Lua sobre seu eixo até que o período rotacional fosse exatamente igual ao período de sua órbita em torno da Terra.
Em 1959, a nave espacial russa Luna 3 foi o primeiro objeto feito pelo ser humano a contornar a Lua, e obteve as primeiras imagens do outro lado da Lua.

Ao contrário do que se imaginava o outro lado, apresenta caraterísticas  semelhantes às do lado visível por nós. Em 2009, um foguete da NASA se chocou contra a superfície escura da Lua. A missão era para saber se existe água em crateras congeladas.
Vista a olho nu ela é cinzenta e cheia de manchas escuras. Mesmo assim encanta os amantes e observadores que se admiram ao vislumbrar a Lua Cheia.
Com um telescópio podem-se ver suas crateras em maior detalhe, mas ela continua cinzenta. Mesmo em uma fotografia comum.
Mas com fotografias digitais, com um simples filtro para aumentar a saturação de cores, descobrimos que nosso satélite tem sim tons muito tênues de cor que, realçados, incluem mesmo azuis-marinho e vermelhos.

As cores da Lua, pelo fotógrafo Russel Croman.                                           .
Clique na foto para ampliá-la.                                                .


Fontes: Mundo Estranho, Canal Kids, Como tudo funciona, Astro, Observatório Nacional, Youtube.

10 comentários:

  1. a lua tem muitos encantos principalmente para quem está enamorado!

    ResponderExcluir
  2. essa parte da astronomia é mto legal...deixa a gente com vontade de saber mais...vou me aprofundar em conhecer o lado escuro da lua. abraços

    ResponderExcluir
  3. cara essa foto da lua ficou muito linda...

    ResponderExcluir
  4. ASSISTAM UM DOCCUMENTÁRIO CHAMADO MOON RISING. VÃO FICAR DE CABELOS EM PÉ AO VEREM O QUE HÁ NA LUA.

    ResponderExcluir
  5. a misteriosa Lua dos apaixonados... lindo!

    ResponderExcluir
  6. muito legal,adorei me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  7. incrivelmente incrivel!!FASCINA QUALQUER UM!!

    ResponderExcluir
  8. A LUA É UM MISTERIO FASCINANTE
    AMOOOOOOOOOOOO ELA.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs