domingo, 17 de janeiro de 2010

PENSADORES - PITÁGORAS

“…Ao transferir bens materiais, o doador perde a sua posse. Há, porém, alguns atributos intrínsecos que não podem ser transferidos de um indivíduo para o outro, como a beleza e a coragem. O conhecimento, por outro lado, é algo tão importante que os deuses decidiram que o doador pode retê-lo mesmo que o tenham transmitido…”
Pitágoras de Samos, cerca de 2.500 anos atrás.


Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) nasceu no ano de 570 a.C na Ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Ele morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália), deixando um importante legado na área da filosofia e da matemática.
Aos 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava diversos conhecimentos filosóficos e matemáticos  da época. Ele afirmava, através de estudos astronômicos, que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (idéia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol. Pitágoras foi bastante infuenciado por filósofos gregos como Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes. 

Durante uma visita ao Egito, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras, fascinado com a belaza e a magnetude das pirâmides.  

De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois.  Esse resultado já era conhecido pelos babilônios da época de Hamurabi, mas atribuiu-se à Pitágoras sua descoberta pois supõe-se que a demonstração formal foi feita por ele. Desta forma, é possível provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Eles interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles o número (sinônimo de harmonia) era considerado como essência das coisas.

Os pitagóricos estudaram e demonstraram várias propriedades dos números figurados. Entre estes o mais importante era o número triangular 10, chamado pelos pitagóricos de tetraktys, tétrada em português. Este número era visto como um número místico uma vez que continha os quatro elementos fogo, água, ar e terra: 10=1 + 2 + 3 + 4, e servia de representação para a completude do todo.
   α
  α α
 α α α
α α α α

A tétrada, que os pitagóricos desenhavam com um α em cima, dois abaixo deste, depois três e por fim quatro na base, era um dos símbolos principais do seu conhecimento avançado das realidades teóricas. Representação toda perfeita em si de qualquer um dos lados que se observe.

Atribui-se ainda a Pitágoras o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente. 

Todas as coisas são números." (Pitágoras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs