quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

EXPERIMENTOS - TEOR DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM COMPRIMIDOS

Objetivo: Determinar o teor, em massa, de ácido acetilsalicílico em comprimidos de analgésicos como Melhoral®, Aspirina®, AAS® etc.

Material/Reagentes: Erlenmeyer de 125 mL, Bureta, Funil, Balança analítica, Comprimido de AAS® ou de Melhoral® ou de Aspirina® etc. , Solução de hidróxido de sódio 0,10 mol/L padronizada, Etanol, Água, Solução alcoólica de fenolftaleína.
Procedimentos: Pese o comprimido do analgésico (não esqueça de anotar a massa obtida) e, a seguir, coloque-o no erlenmeyer. Após adicionar cerca de 20 mL de água ao erlenmeyer, agite a mistura até que o comprimido se desmanche (se necessário, quebre o comprimido com um bastão ou colher). Em seguida adicione cerca de 20 mL de etanol ao erlenmeyer e agite para que a mistura seja total. Adicione 3 a 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína.
Encha a bureta com a solução de hidróxido de sódio padronizada e, a seguir, titule a solução no erlenmeyer. Para isto, adicione lentamente a solução da bureta àquela no erlenmeyer até o aparecimento de uma coloração rosada que persista por pelo menos 1 minuto. Anote o volume da solução de hidróxido de sódio gasto para neutralizar o ácido acetilsalicílico contido na solução no erlenmeyer. Então, calcule o teor em massa do ácido acetilsalicílico no comprimido.
Conclusão: Uma titulação ácido-base está baseada na reação de neutralização:
H+(aq) + OH-(aq) H2O(l)
Por isto, às vezes, ela é denominada de volumetria de neutralização.
Assim, através de uma solução alcalina de concentração exatamente conhecida (solução padronizada) pode-se determinar a concentração de soluções ácidas e vice-versa. Conseqüentemente, a volumetria de neutralização pode ser dividida em alcalimetria e acidimetria.
O ácido acetilsalicílico (C8O2H7COOH) é o analgésico mais utilizado em todo o mundo, tendo sido comercializado pela primeira vez em 1898.


Fórmula estrutural do ácido acetilsalicílico mostrando o hidrogênio ionizável
Neste experimento, o teor de ácido acetilsalicílico num comprimido é determinado através de sua titulação com uma solução padronizada de hidróxido de sódio, sendo que a reação de neutralização é a seguinte:
C8O2H7COOH(alc/aq) + NaOH(aq) C8O2H7COONa(aq) + H2O(l)
onde alc/aq significa solução hidroalcoólica, isto é, ácido acetilsalicílico dissolvido numa mistura etanol/água.
A seguir é mostrado como é feito o cálculo do teor em massa de ácido acetilsalicílico no comprimido a partir do volume da solução padronizada de NaOH (VNaOH) utilizado na titulação (neste cálculo, supôs-se que a concentração da solução padronizada de NaOH é de 0,10 mol/L). Inicialmente, a partir de VNaOH (expresso em litros) obtém-se a quantidade de matéria de NaOH (nNaOH) que reagiu, isto é:
nNaOH = 0,10 mol/L VNaOH
Então, utilizando-se a informação de que 1 mol de NaOH é consumido sempre que 1 mol de ácido acetilsalicílico reage (obtida da equação química balanceada da reação de neutralização), obtém-se a quantidade de matéria de ácido acetilsalicílico no comprimido (nAAS), ou seja:
nAAS = nNaOH (1 mol AAS/1 mol NaOH)
Finalmente, sabendo que a massa molar do ácido acetilsalicílico é 180,2 g/mol, calcula-se a sua massa no comprimido (mAAS), isto é:
mAAS = nAAS 180,2 g/mol
Compare o valor obtido com aquele indicado na embalagem do comprimido analgésico analisado.
Obs.: 1 – O ácido acetilsalicílico é praticamente insolúvel em água, mas solúvel em etanol. Por isto que se usa uma mistura água/etanol na sua dissolução.
2 – Apesar do ácido acetilsalicílico estar pouco dissolvido, à medida que a reação de neutralização o consome formando o sal acetilsalicilato de sódio (solúvel em água), mais ácido se dissolve, até a sua dissolução total e término da reação.
3 – A recomendação de que, ao final da titulação, a coloração rósea deve persistir por pelo menos um minuto se deve, neste caso, a dois fatos: a) a cinética da reação, ou seja, todo o ácido contido no comprimido deve ter reagido com a base adicionada (a coloração rósea indica que já há um pequeno excesso de base); b) a ocorrência da seguinte reação paralela
H2CO3(aq) + NaOH(aq) NaHCO3(aq) + H2O(l)
pode fazer com que a coloração rósea da solução final, aos poucos, desapareça. Por isso que o surgimento da descoloração (em tempos superiores a 1 minuto) não deve ser interpretado como indicador de que a titulação não terminara. O ácido carbônico (H2CO3) provém do seguinte equilíbrio entre o gás carbônico do ar que se dissolve na solução e a água:
CO2(aq) + H2O(l) H2CO3(aq)
CUIDADOS
Evite o contato da solução de NaOH com a sua pele. Caso isto ocorra, lave a região afetada com muita água.
Como o álcool etílico é inflamável, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório.


Um comentário:

  1. Hi,i visited your blog and think that good blog.I already read some articles.Its very useful for me.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs