quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COP 15 - COMO PODEMOS "VER" UMA TONELADA DE CARBONO?

À medida que aumenta o conhecimento sobre temas ambientais, especialmente durante estes dias da COP15, em Copenhague, ouvimos falar o tempo todo sobre as famosas emissões de carbono e seu impacto negativo sobre o planeta. Mas como podemos “ver” este carbono? Como se pode representar a quantidade de gases que os seres humanos injetam na atmosfera?
Um grupo de organizações ambientalistas norte-americanas contratou o artista italiano Alfio Bonanno para criar uma instalação que representasse a pegada de carbono humana. Bonanno construiu um recipiente que poderia armazenar (em teoria) uma tonelada de carbono, que é a quantidade média emitida por uma pessoa durante um mês em um país industrializado – e a média emitida por um cidadão dos Estados em apenas duas semanas!
O resultado é o CO2 Cube, o Cubo de CO2: uma instalação artística desenvolvida por Bonanno e o arquiteto Christophe Cornubert, localizada no lago Saint Jørgen, em Copenhague, que será exibida durante a COP15.
A instalação é grande como uma casa (cada face tem 8,2 metros) e flutua sobre o lago que fica em frente ao Planetário da cidade. Segundo Bonanno, a localização foi cuidadosamente escolhida: "na Idade Média, o lago fazia parte de um sistema projetado para controlar os níveis de água do fosso da cidade, um símbolo da água como a base das grandes necessidades do homem e, ao mesmo tempo, de seus grandes temores", explica em seu website.
É uma referência ao aumento do nível do mar que, de fato, é uma das grande preocupações diante do fenômeno do aquecimento global.
"Como encarnação de muitos dos impactos gerados pela mudança climática, o cubo oferece uma visualização perfeita do nosso tempo: uma tonelada de poluição produzida pelo homem, criada por cada um de nós a cada mês", conclui o artista, na apresentação do projeto.
Além de seu simbolismo, o cubo terá mensagens multimídia projetadas em suas diferentes faces: informações atualizadas, dados e dicas para reduzir a nossa pegada de carbono.
Uma forma simples, mas impactante, de representar nossa atuação sobre o planeta e chamar a atenção dos líderes políticos, que têm o poder de selar um novo acordo climático em Copenhague.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs