sábado, 26 de dezembro de 2009

DE SANGUESSUGAS DA IDADE MÉDIA A ELETROÍMÃS PARA FILTRAR O SANGUE

Durante a idade média as  sanguessugas foram muito utilizadas  para o tratamento de diversos tipos de enfermidades. Esses  vermes alimentam-se do sangue de mamíferos e secretam uma substância que dificulta a coagulação do sangue  fazendo com que este flua livremente. Por isso, a pessoa pode sangrar por horas, o que permite a passagem de sangue oxigenado pela ferida até que as veias se regenerem e recuperem a circulação. Mas a medicina evoluiu, e recentemente pesquisadores desenvolveram uma máquina que filtra bactérias do sangue e é esperança para cura do câncer.

Em junho de 2009,  foi publicado no site da Popscience  um artigo do   biólogo váscular da Escola Médica de Harvard, Don Ingber, que desenvolveu uma máquina que usa um eletroímã para sugar bactérias do sangue.
A equipe de Ingber, em testes de laboratório,  misturou  sangue de um doador com o fungo Candida albicans,  causa comum de infecções e adicionou peças de óxido de ferro com revestimento de plástico, cada uma com um diâmetro equivalente a um centésimo do de um fio de cabelo e coberta com anticorpos que procuram os fungos e se prendem a eles. Depois eles passaram a mistura em uma máquina que faz um tipo de diálise usando um eletroímã para puxar as peças e qualquer patogênico preso a elas do sangue para uma solução salina. O dispositivo remove 80% dos invasores – o suficiente para que drogas possam expulsar o resto – em algumas horas.
Ainda serão feitos testes em animais para ver se o tratamento não representa riscos. Se funcionar com essa bactéria, Ingber espera usar o processo para sugar células cancerosas do corpo.

2 comentários:

  1. A ciência é realmente incrível e ainda vai muito longe...

    ResponderExcluir
  2. bom muito bom!o dono desse site é massa obrigado!

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs