quinta-feira, 30 de julho de 2009

2011 - ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA



Em dezembro passado, a 63ª Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química. As atividades do ano serão coordenadas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Em 2011, será comemorado o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodwska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará também uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.
O texto da resolução das Nações Unidas, que foi apresentado na Agenda "Desenvolvimento Sustentável", reconhece que o conhecimento humano sobre a natureza material do nosso mundo se baseia, em particular, nos nossos conhecimentos de Química.
A resolução sublinha que a "educação em e sobre química é crítica para enfrentar desafios como o aquecimento global, para fornecer fontes sustentáveis de água, alimentos e energia, e para manter um ambiente saudável para o bem-estar de todos".
De acordo com os organizadores, “a química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais”.
A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela ONU. Assim, as atividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis.
Para saber mais:

Um comentário:

  1. OLÁ, SOU COORDENADORA DE UMA ESCOLA, PROCURO DESENVOLVER NOSSOS PROJETOS TENDO COMO BASE, O TEMA QUE FOI ESCOLHIDO PARA SER O ANO INTERNACIONAL...2011 SERÁ O DA QUÍMICA - PENSO QUE PODERÍAMOS ADOTAR ESTA TEMÁTICA SE HOUVER MATERIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 6 ANOS) - o que poderíamos trabalhar dentro deste contexto na Educação Infantil?

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs