Pertencentes à Ordem Diptera (di = duas, ptera = asas) as moscas possuem apenas um par de asas membranosas correspondente às asas anteriores. Existem aproximadamente 120.000 espécies conhecidas de dípteros e estima-se que existam mais 1 milhão de espécies.
Os pêlos que cobrem o corpo das moscas funcionam como mini-radares, especialmente sensíveis a movimentos de ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objeto sólido cria a flutuação do ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe mortal.
Alguns dípteros são importantes para o homem, como as Drosophilas utilizadas como animais experimentais principalmente para estudos genéticos. Existem espécies utilizadas como agentes de controle biológico de plantas daninhas ou de insetos pragas.
O ciclo de vida da mosca é de 30 dias e antes de ganhar asas e voar, elas passam por três fases: ovo, larva e pupa. As fêmeas procuram matéria orgânica fermentável, como fezes ou lixo e depositam cerca de 120 ovos. Entre 8 e 24 horas após, a larva, com uns 3 milímetros, quebra a casa do ovo, nasce e começa a comer o que vê pela frente.Ao completar o terceiro dia de vida, a camada externa da larva forma uma espécie de casulo. Ela se enterra no solo de três a seis dias, período em que fica imóvel e sem se alimentar. É a fase pupa. Completa a metamorfose o inseto vira adulto, com 5 a 8 milímetros de tamanho e 3 gramas de peso. Ganha asas e está pronto para mais 25 dias de vida.
A-d-o-r-e-i!!!
ResponderExcluirAmo moscas e me especializo em identificar suas espécies...
parabens pelo post, tá muito bem escrito.
bjs ^^
massa, não sabia disso e tinha essa dúvida.
ResponderExcluirPoxa, interessante isso!
ResponderExcluirAs moscas são ninjas.
Vocês já tentaram isso?
ResponderExcluirSe voce estiver em uma mesa e uma mosca pousar, faça o seguinte:
Coloque o dedo (indicador) na mesa, vá avançando o dedo em direção da mesma (perpendicularmente em direção da mesma). Ela só alçará voo quando voce toca-la.
Experimentem e me avisem sobre o resultado.