sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

2009 - ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

1609. Há 400 anos Galileu Galilei começa a observar o céu com uma luneta aperfeiçoada por ele mesmo, revolucionando desde então nossa concepção do Universo e das relações de nosso planeta com outros astros.

Ainda em 1609, o alemão Johannes Kepler publica a obra "Astronomia Nova", propondo uma nova astronomia, com base na descrição das causas dos movimentos celestes: os planetas giram em torno do Sol devido a uma força e não por estarem presos a esferas de cristal. Na mesma obra, o astrônomo mostra que as órbitas planetárias são elípticas, e não circulares como descritas a milênios.
Em comemoração a esses feitos, o ano de 2009 foi eleito pelas Nações Unidas o Ano Internacional da Astronomia (International Year of Astronomy - IYA ), e celebrará a astronomia e suas contrições para a sociedade e a cultura mundiais. Serão destacados os méritos da ciência e seus métodos. Tendo como tema "O Universo a ser descoberto por você", procura-se estimular o interesse, especialmente do público jovem, pela astronomia e ciência.
Até agora 99 países e 14 organizações já decidiram contribuir com o IYA 2009.
Veja mais aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs