Em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi lançada na cidade japonesa de Hiroshima a primeira bomba atômica, pelos Estados Unidos.
A bomba foi programada para detonar a 576 metros acima da cidade japonesa onde viviam milhares de pessoas. Apenas um silencioso clarão e ergueu-se um cogumelo de devastação de 9.000 metros de altura provocando ventos de 640 a 970 km/h e espalhando material radioativo numa espessa nuvem de poeira.
A temperatura no solo chegou aos 5 mil ºC. Hiroshima tinha na época cerca de 330 mil habitantes, e era uma das maiores cidades do Japão, o bombardeio matou cerca de 130 mil pessoas e feriu outras 80 mil. A bomba também afetou seriamente a saúde de milhares de sobreviventes. Prédios sumiram com a vegetação, transformando a cidade num deserto. Num raio de 2 km, a partir do centro da explosão, a destruição foi total. Milhares de pessoas foram desintegradas e, em função da falta de cadáveres, as mortes jamais foram confirmadas. A cidade ficou arrasada.
Três dias depois Nagasaki também foi destruída por outra bomba.A temperatura no solo chegou aos 5 mil ºC. Hiroshima tinha na época cerca de 330 mil habitantes, e era uma das maiores cidades do Japão, o bombardeio matou cerca de 130 mil pessoas e feriu outras 80 mil. A bomba também afetou seriamente a saúde de milhares de sobreviventes. Prédios sumiram com a vegetação, transformando a cidade num deserto. Num raio de 2 km, a partir do centro da explosão, a destruição foi total. Milhares de pessoas foram desintegradas e, em função da falta de cadáveres, as mortes jamais foram confirmadas. A cidade ficou arrasada.
Hiroshima hoje tem mais de 1 milhão e 100 mil habitantes. Em pouco mais de 60 anos conseguiu se reerguer, transformando-se numa grande potência.
Contudo, as marcas da guerra jamais se apagarão.
com certeza, foi muito dificil, hoje em dia ainda há pessoas com problemas...
ResponderExcluirA guerra é sempre traumatica...Povo lutador se refez!
ResponderExcluirMuito boa Alquimistas!