segunda-feira, 5 de maio de 2008

A ALQUIMIA

Desde a Grécia Antiga a vontade de entender os segredos do universo já intrigava as pessoas.
Aristóteles, um filósofo grego, acreditava que tudo o que havia no mundo era feito de quatro elementos: fogo, terra, ar e água. O fogo era fonte de energia e calor. A terra dava forma e substância às coisas. O ar significava o espaço vazio, o movimento, os sons e cheiros. E a água era o solvente que dava unidade e equilíbrio à mistura dos elementos.
Para Aristóteles, a quantidade de cada um desses elementos combinados é que dava à matéria suas mais diversas aparências.
Esse pensamento dos quatro elementos foi aceito durante muito tempo.
Séculos após os gregos, durante a Idade Média, homens que viveram na Europa e no Oriente tentaram ir além: entender melhor os mistérios da matéria. Esses homens eram os alquimistas.
Al, é um termo árabe, para designar Ser Supremo ou Todo-Poderoso, como Al-lah. O termo alquimia, designa a ciência de Deus, ou seja, a química de Al.
Os Alquimistas, desde o início da Era Cristã até o século XVII, buscavam incansavelmente obter a pedra filosofal e o elixir da longa vida, num misto de ciência com muito misticismo, pois eles acreditavam que praticando a alquimia purificariam além da matéria o espírito. Transformar metais em ouro e um elixir que curasse todas as doenças. Era isso que os alquimistas buscavam em seus laboratórios, na idade média, por meio de experimentos com o fogo, a terra, o ar e a água (os quatro elementos).

Foram eles que legaram à ciência moderna a descoberta de muitas substâncias, como subproduto de seus estudos, dentre eles podemos citar: a porcelana, vários ácidos (ácido sulfúrico), gases (cloro), metais (antimônio), técnicas físico-químicas (destilação, precipitação e sublimação), além de instrumentos de laboratório e algumas técnicas das quais se valeram mais tarde, outros cientistas.
Nicholas Flamel foi um dos maiores alquimistas da história. Ele nasceu em 1330, na França. A partir de 1380, começa a dedicar-se a experimentos alquímicos. Cerca de dez anos mais tarde ao início dos experimentos, ele teria conseguido transmutar metais em prata e ouro e inicia a realização de um grande número de obras de caridade como a construção de igrejas, hospitais, abrigos, decorando-os com pinturas e esculturas contendo símbolos alquímicos. Tanto ele como sua esposa gozavam de uma saúde invejável e não aparentavam a idade que tinham, segundo alguns devido aos conhecimentos alquímicos de Flamel. Conta a lenda, que após a sua morte, ladrões violaram o seu túmulo em busca de ouro, mas não encontraram nem ouro, nem o corpo de Flamel. É por isso que dizem que, além da pedra filosofal, ele descobriu também o elixir da longa vida, e que está vivo até hoje.

Nostradamus ou Michel de Notre-Dame foi médico, alquimista e astrólogo. Nasceu em 14 de dezembro de 1503. Suas profecias ficaram tão conhecidas que chegam a ofuscar o restante de sua obra. Foi convidado por um alquimista, Julius César Scalinger, para conhecer suas pesquisas e permaneceu um tempo em sua casa. Acabou se casando com Marie Auberligne, grande estudiosa e auxiliar de Scalinger em seus experimentos. Foi nesta época que Nostradamus passou a aprofundar-se na Alquimia, utilizando a biblioteca escondida de Scalinger, porque nesse tempo era proibida qualquer prática alquímica.

Paracelso é o pseudônimo do alquimista e médico suíço Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Honheim. Nasceu em 17 de dezembro de 1493 na Suíça e tinha como princípio que a Pedra Filosofal da alquimia não devia ser somente para a procura do ouro e da prata, mas também de medicamentos para melhorar as condições de saúde do corpo humano, e assim, providenciar a forma de alcançar a vida eterna. Afirmava que “O homem não está na natureza; ele é da natureza.”

Roger Bacon viveu em torno do ano 1250 e foi um dos mais sábios estudantes da Alquimia, realizando até mesmo transmutações de metais. Bacon trabalhou no Calendário Juliano, aperfeiçoou instrumentos de óptica, fabricou a pólvora e aproximou-se muito dos princípios que permitiram a fabricação de óculos e telescópios alguns anos mais tarde. Foi preso duas vezes, pois os Franciscanos não toleravam seus questionamentos.

Isaac Newton, nasceu em 04 de janeiro de 1643, em Londres. Era alquimista, matemático e físico e foi um dos maiores gênios de todos os tempos. Desde pequeno já tinha uma enorme inteligência, resolvia problemas e criava engenhos. Sempre foi obstinado por seus livros e aos vinte e sete anos foi eleito Professor Titular de Matemática da Universidade de Cambridge. Nesta mesma época elaborou o cálculo infinitesimal. Publicou a obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, onde expunha sua teoria para a explicação do universo, baseada na atração da matéria.
Newton acreditava que a Alquimia deveria permanecer secreta e por esse motivo nunca publicou os resultados de seus experimentos alquímicos. Deve-se a isto o fato de pouco se saber a respeito. Newton buscava na Alquimia encontrar a estrutura do microcosmo. Apesar de seus intensos estudos sobre o assunto, que duraram de 1668-1696, ele não conseguiu explicar as forças que governam os corpos pequenos. Em 1940, baseado nos manuscritos deixados por Newton, foi escrito o livro “Os Fundamentos da Alquimia de Newton".

Com o passar do tempo, o caráter místico da alquimia foi desaparecendo, e no final do século XI, na época da Inquisição, muitos dos alquimistas que trabalhavam para a nobreza européia tornaram-se médicos e astrólogos.
A figura representa um laboratório da idade média.

9 comentários:

  1. A alquimia é fascinate...gostei de saber um pouco mais sobre ela...parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. A alquimia tinha uma caráter mais filosófico cujo fim era mais o crescimento pessoal do que a busca por riqueza propriamente dita. O Jung, psicanalísta, fez um estudo muito interessante sobre os termos da alquimia, relendo-os nos termos da psicologia profunda.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Não sabia que Newton e Notradamus foram alquimistas.Muito bom mesmo, parabéns =D

    ResponderExcluir
  4. Seu blog está mto bom. Escreves com mta qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Fascinado por Alquimia, e revelo "Ela existe"
    Belo topico

    ResponderExcluir
  6. Foi grande o legado que os karas da alquimia nos deixaram...

    ResponderExcluir
  7. Estou procurando parcerias. Se estiver afim passa lá no meu blog ou manda um email.

    ResponderExcluir
  8. Quer Saber o que é msm Alquimia?

    nouscentrodealquimia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. aqueles negocios de transmutacao e verdade ?

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs