CAÇADORES DE MITOS - É possível quebrar uma taça de cristal com a voz?
Muita gente já tentou fazer isso, mas será que dá para encontrar um tom de voz que combine com a frequência ressonante do vidro para conseguir quebrá-lo?
Os caçadores de mitos vão mostrar se isso é possível.
A voz e a taça usando a Física : a onda sonora. Taças de vinho são especialmente ressonantes devido à sua estrutura tubular - interna oca, que produz um som agradável ao tinir. Se uma pessoa conseguir cantar naquele "tom exato" – que de acordo com a lenda é um “Si Maior” mas, na verdade, pode ser qualquer tom – sua voz fará as moléculas do ar em volta da taça vibrarem em uma freqüência, forçando-a a vibrar também. Se a nota for emitida suficiente alta, o copo irá vibrar até quebrar. Vale lembrar que a cantora também terá que contar com um pouco de sorte. Você já pensou numa peça (taça) que tenha defeitos de fabricação ? Se a diva se dispuser a quebrar uma taça com a voz, ela precisa torcer para que defeitos microscópicos sejam suficientemente grandes para cederem a pressão do som. Vale lembrar que todos os materiais são cobertos de fissuras invisíveis: tamanho, posição e formato. Taças de vinho, podem parecer a primeira vista, identicas. Elas podem ser radicalmente diferentes em resistência à quebra - neste caso as peças resistem a volumes muito mais altos do que outras. Entendeu ?
kkkk...eu já tentei muito fazer isso!
ResponderExcluirMuito bacana o vídeo!
ResponderExcluirA voz e a taça usando a Física : a onda sonora. Taças de vinho são especialmente ressonantes devido à sua estrutura tubular - interna oca, que produz um som agradável ao tinir. Se uma pessoa conseguir cantar naquele "tom exato" – que de acordo com a lenda é um “Si Maior” mas, na verdade, pode ser qualquer tom – sua voz fará as moléculas do ar em volta da taça vibrarem em uma freqüência, forçando-a a vibrar também. Se a nota for emitida suficiente alta, o copo irá vibrar até quebrar.
ResponderExcluirVale lembrar que a cantora também terá que contar com um pouco de sorte. Você já pensou numa peça (taça) que tenha defeitos de fabricação ? Se a diva se dispuser a quebrar uma taça com a voz, ela precisa torcer para que defeitos microscópicos sejam suficientemente grandes para cederem a pressão do som. Vale lembrar que todos os materiais são cobertos de fissuras invisíveis: tamanho, posição e formato. Taças de vinho, podem parecer a primeira vista, identicas. Elas podem ser radicalmente diferentes em resistência à quebra - neste caso as peças resistem a volumes muito mais altos do que outras. Entendeu ?
estou tentando para quebrar no progama da eliana ,, vendo esse cara dar mais uma comfiança para eu não desistir .
ResponderExcluirnossa eu nunca vi uma pessoa fazer isso e muito bacana vo tenter xau!!!
ResponderExcluirYeѕ! Finаlly somеthing abοut manga books.
ResponderExcluir