"O principal desafio deste século é transformar uma ideia que parece abstrata — desenvolvimento sustentável — numa realidade para todos."
Kofi Annan, Ex-secretário-geral das Nações Unidas e Prêmio Nobel da Paz
Muito se tem falado a respeito de sustentabilidade. Frequentemente vemos ong's, ativistas, políticos e até artistas, usando esse termo em seus discursos. Para muitas empresas o tema vem se transformando em estratégia nas organizações, seja como marketing ou como uma forma de sobrevivência. Mas afinal, você sabe o que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um conceito dinâmico e abrangente, vinculado a continuidade dos aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos da sociedade humana, de forma racional visando prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como no futuro.
Em outras palavras, é uma forma de organização da civilização e das atividade humanas, de modo que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam suprir as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais, ou seja, mantendo-se o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
São necessários, para uma atividade sustentável, vários níveis de organização, desde locais até aqueles que envolvam todo o planeta, sempre focados em três pilares básicos: ambiental, econômico e social.
Esse conceito, de sustentabilidade, pode parecer, num primeiro momento, difícil de ser implemetado, ou muitas vezes, economicamente inviável. Contudo, mesmo nas atividades humanas altamente impactantes ao meio ambiente como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e em muitas outras, a aplicação de práticas sustentáveis revelou-se economicamente possível e até lucrativa.
Pouco a pouco, projetos empresariais voltados aos parâmetros de sustentabilidade vêm se multiplicando, chegando à regiões atingindas por indústrias poluidoras e/ou meramente extrativistas instaladas em suas vizinhanças e que viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis.
Em sala de aula, nem sempre é fácil abordar com nossos alunos, os valores e princípios em que se baseia o desenvolvimento sustentável, pois, nosso sistema de ensino prima pela compartimentação dos conteúdos curriculares e por um modelo competitivo de avaliação em que as notas individuais se transformam na principal motivação dos alunos.
Pouco a pouco, projetos empresariais voltados aos parâmetros de sustentabilidade vêm se multiplicando, chegando à regiões atingindas por indústrias poluidoras e/ou meramente extrativistas instaladas em suas vizinhanças e que viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis.
Em sala de aula, nem sempre é fácil abordar com nossos alunos, os valores e princípios em que se baseia o desenvolvimento sustentável, pois, nosso sistema de ensino prima pela compartimentação dos conteúdos curriculares e por um modelo competitivo de avaliação em que as notas individuais se transformam na principal motivação dos alunos.
Trazer o desenvolvimento sustentável para a sala de aula implica percorrer três processos cognitivos:
1. Analisar o modo como os padrões decorrentes do comportamento humano podem constituir uma ameaça à segurança do nosso planeta.
2. Refletir sobre o modo como, na maior parte das vezes, o desenvolvimento econômico ignora o seu impacto sobre o ambiente, sobre as relações sociais, sobre a justiça econômica e sobre os processos de democratização.
1. Analisar o modo como os padrões decorrentes do comportamento humano podem constituir uma ameaça à segurança do nosso planeta.
2. Refletir sobre o modo como, na maior parte das vezes, o desenvolvimento econômico ignora o seu impacto sobre o ambiente, sobre as relações sociais, sobre a justiça econômica e sobre os processos de democratização.
3. O terceiro passo é o mais exigente. Refletir sobre a seguinte pergunta: “Que conhecimento e que competências poderão ajudar os nossos alunos a tomar decisões éticas que promovam a justiça social, a proteção ambiental e a paz?”
Assim, a essência do conceito de sustentabilidade está contida em apenas quatro palavras “Enough for everyone, forever” (O suficiente para todos e para sempre). Prover a sustentabilidade de um projeto ou de uma região é assegurar que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações com a manutenção da força vital e da capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana garantindo-se a manutenção da vida na Terra.
E esse conceito torna-se uma coisa simples se pensarmos que até aquelas pequenas ações que fazemos no dia-a-dia, podem interferir na vida de quem ainda nem nasceu. Pequenos gestos como apagar a luz, ou fechar a torneira fazem a diferença. Você não precisa ser um grande empresário, um governante ou dono de muito dinheiro para ajudar a mudar o mundo...
Assim, a essência do conceito de sustentabilidade está contida em apenas quatro palavras “Enough for everyone, forever” (O suficiente para todos e para sempre). Prover a sustentabilidade de um projeto ou de uma região é assegurar que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações com a manutenção da força vital e da capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana garantindo-se a manutenção da vida na Terra.
E esse conceito torna-se uma coisa simples se pensarmos que até aquelas pequenas ações que fazemos no dia-a-dia, podem interferir na vida de quem ainda nem nasceu. Pequenos gestos como apagar a luz, ou fechar a torneira fazem a diferença. Você não precisa ser um grande empresário, um governante ou dono de muito dinheiro para ajudar a mudar o mundo...
Fontes: Guia de Educação para a Sustentabilidade, Wikipédia, Atitudes Sustentáveis.
Excelente matéria, parabéns!
ResponderExcluirgostei muito do Blog!
Não acho que o conceito seja tão abstrato... Basta sabermos que precisamos sobreviver e preservar a vida futura...É tão difícil? Não! É começar fazendo a nossa pequena parte como o autor do post sugere: apagar a luz, fechar a torneira, plantar uma árvore...
ResponderExcluirótimo artigo! bem esclarecedor. sanou as minhas dúvidas
ResponderExcluirhttp://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/8-jeitos-de-mudar-o-mundo-na-universidade
ResponderExcluirCaro blogueiro,
ResponderExcluirA vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.
Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.
Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Bacana o seu post..http://www.cartadaterra.com.br/ctcriancas.htm
ResponderExcluirmuito legau gostei
ResponderExcluir