
Virou moda nas tvs por assinatura e até em algumas tvs abertas, os seriados mostrando o dia-a-dia dos peritos criminais que, muitas vezes, são os responsáveis pela prisão do criminoso acima de qualquer suspeita ou por inocentar o mocinho preso injustamente.
Recentemente o trabalho desses profissionais teve grande destaque pela impressa com o caso Isabella Nardoni, sendo crucial para a condenação do casal Alexandre e Anna Carolina.
Na realidade o papel de um perito não acaba quando ele termina o seu relatório. Vai muito além, pois, a maior parte do trabalho consiste em testemunhar no tribunal sobre as evidências que coletou, os métodos que usou e número de pessoas que tiveram contato com determinadas provas documentais. Ao advogado de defesa cabe descaracterizar as evidências apresentadas. A defesa tentará incriminar cada evidência apresentada no tribunal. A legalidade da busca, a preservação sem máculas da prova e a completa e incontestável documentação do local do crime são as considerações mais importantes numa investigação da cena do crime.
A investigação da cena do crime é o ponto de encontro entre a ciência, a lógica e a lei. Os criminalistas usam diversos tipos de equipamentos que registram o mais mínimo detalhe, antes que o local seja alterado. Eles também fazem anotações verbais num gravador que são transcritas posteriormente. Câmeras são usadas para captar imagens de detalhe dos ferimentos e peças individuais de evidência.
A evidência forense entra em duas categorias: física e biológica. A evidência física, geralmente, conta com as impressões, armas de fogo ou outros itens. Já a evidência biológica é a presença de sangue, cabelos ou outros fluidos corporais e materiais orgânicos. Com freqüência, os investigadores colocam tendas para prevenir que o vestígio seja destruído pelos elementos.
Fontes de luzes alternativas, como as luzes ultravioletas e ultravermelhas, são usadas para recolher vestígios que não podem ser vistos a olho nu. Os examinadores conseguem revelar impressões digitais através de pós-especiais ou usando fitas adesivas especiais que copiam as amostras individuais. Kits de modelagem são usados também para recolher impressões de pneus, pegadas de sapatos ou pés e marcas de ferramentas.
Os investigadores também recolhem minúsculos vestígios forenses com pinças e cotonetes.
Fontes de luzes alternativas, como as luzes ultravioletas e ultravermelhas, são usadas para recolher vestígios que não podem ser vistos a olho nu. Os examinadores conseguem revelar impressões digitais através de pós-especiais ou usando fitas adesivas especiais que copiam as amostras individuais. Kits de modelagem são usados também para recolher impressões de pneus, pegadas de sapatos ou pés e marcas de ferramentas.
Os investigadores também recolhem minúsculos vestígios forenses com pinças e cotonetes.
Em uma cena de crime, o perito pode coletar sangue seco de uma vidraça, sem deixar seu braço esbarrar no vidro, para o caso de lá ainda existirem impressões digitais; retirar um fio de cabelo da jaqueta da vítima usando uma pinça, para que o tecido não se mexa e o pó branco caia (que pode ser cocaína ou não) das dobras da manga; usar uma marreta para quebrar a parede que parece ser o ponto de origem de um odor terrível.
Aqui no Brasil, quando ocorre um crime 03 peritos distintos e com funções diversas podem entrar em ação para o esclarecimento da verdade, são eles: O perito criminal, o perito medico legista e o perito papiloscopista.
Cabe ao Perito Criminal efetuar o levantamento e estudo do local do crime apurando como o mesmo ocorreu e em quais circunstâncias, informando quais os meios e equipamentos utilizados na pratica do crime, para a realização deste trabalho pericial é fundamental a correta preservação do local do crime, que não pode em hipótese alguma ser violado, sob pena de destruição das provas e vestígios deixados pelos criminosos.
Ao Perito Médico Legista, cabe a tarefa de efetuar a autópsia no corpo da vítima, para descobrir qual foi a causa da morte, neste momento o Perito leva em consideração todas as evidências encontradas no corpo da vítima, como marcas, hematomas, ossos quebrados ou fraturados, vestígios de substâncias e alimentos ingeridos de forma voluntária ou não, nas últimas horas ou até mesmo dias, entre outros.
O Perito Palioscopista que em muitos estados não é considerado Perito, tem a missão de examinar as individuais dactiloscópicas do corpo da vítima colhendo as digitais dos pés e das mãos, para uma posterior localização destas impressões digitais junto aos arquivos dos institutos de identificação, tem também a função de efetuar o levantamento das impressões digitais deixadas pelos criminosos no local do crime.
O Perito Palioscopista que em muitos estados não é considerado Perito, tem a missão de examinar as individuais dactiloscópicas do corpo da vítima colhendo as digitais dos pés e das mãos, para uma posterior localização destas impressões digitais junto aos arquivos dos institutos de identificação, tem também a função de efetuar o levantamento das impressões digitais deixadas pelos criminosos no local do crime.
A prova pericial não é a única prova válida admitida, existem outras provas como as testemunhais e as documentais, que também devem ser levadas em consideração, nem tão pouco existe hierarquia entre as provas de um processo ou inquérito criminal, porém, todos admitem que a prova técnico cientifica é sempre imparcial e objetiva, pois foi produzida por profissionais capacitados e aptos a emitir seus pareceres.
Ainda que em número reduzido, o Brasil tem centros de excelência na área de investigação criminal.
Vejamos as principais técnicas usadas pela perícia:
Vejamos as principais técnicas usadas pela perícia:
- Reagente para sangue latente (não-visível)
- Cromatógrafos
- Identificação pelo DNA
O exame de DNA aponta com 99,9% de precisão a quem pertencem amostras de qualquer material orgânico como cabelo, sêmen ou sangue encontrados na cena do crime.
- Microscópio de comparação balística
- Microscópio eletrônico de varredura
- Crime Scope
Esses dois vídeos mostram um pouco mais sobre o trabalho dos peritos.
Fontes: Revista Época, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Como tudo funciona, Youtube.
Ótima pesquisa, muito bem elaborada e completa!
ResponderExcluiros Nardoni mereceram a condenação...que a estrelinha da Isabella brilhe para sempre
ResponderExcluirmuito bom post!
ResponderExcluiresse site é show e o caso do juis e mais ainda mais!
ResponderExcluiradorei tudo q li.....
ResponderExcluiracho muito interessante esse tipo de trabalho.
adorei tudo o que li...
ResponderExcluirquero aprender mais sobre esse tipo de trabalho.
Muito boa a matéria!
ResponderExcluirSó não concordo com o belo trabalho da pericia no caso Nardoni, foi repleto de erros!
Se a defesa tivesse um pouco mais de competência poderia muito bem ter inocentado o casal Nardoni com base nos inúmeros erros da pericia criminal.
Não estou defendendo o casal Nardoni, só estou dizendo que a pericia criminal forneceu provas( erros em analises) para inocentar o casal.
A matéria esta muito boa, porem eu tiraria o exemplo do caso Nardoni, pois é um exemplo de como não se deve fazer uma pericia criminal.
Adorei a matéria tenho 16 anos e me interessei muito pela profissão, mas afinal o que se estuda para ser perito criminal?
ResponderExcluirParabéns pela matéria maravilhosa!!!
Adorei a matéria, muito perfeita e bem explicada tenho certeza há algum tempo que quero ser perita criminal agora ainda mais!!!
ResponderExcluirObrigado por esclarecer tantas duvídas
Amei a matéria, bem escrita e elaborada.
ResponderExcluirVou usar ela para montar o tema da feira de ciências da minha sala, cujo o tema é 'Investigação Criminal'.
Você me ajudou muito ^^
eu tenho 13anos e ja esconhi que faculdade vou fazer para ser uma perita criminal para assim resouver casos como da isabella.
ResponderExcluirgostei muito da materia tenho 14 anos e amo asistir o seriado CSI,BONES e tais outros que tem aver com pericia criminal quando terminar os estudos vou fazer faculdade de investigação criminalistica :D
ResponderExcluirpor favor , queria muito ser perita criminal , mais não sei como chegar lá , tenho apenas 15 anos , mais desde já gostaria de saber que cursos e faculdade deveria fazer pra me tornar uma proficional . E gostaria de saber quanto eles ganham , obrigada !
ResponderExcluirolá!
Excluirsou formado em física e engenharia química e me especializei nos EUA. fiz concurso para perito e entrei sem nenhum problema.
aconselho qq curso na área de QUIMICA, pois vc tem acesso a todas as partes forenses e ganha mto bem.
o mais chatinho é a medicina legal, pois a formação é mto demorada e não é tão emocionante.
vc n vira um CSI da tv, mas chega bem perto!
na verdade quem faz a autopsia/necropsia é o necropsista - o médico legista analisa os resultados coletados por ele.
ResponderExcluira formação para médico legista é a mais demorada dentro da área forense. além do tempo de formação normal em medicina, o concurso público demora às vezes até 10 anos para abrir vaga.
Excluira disputa é grande e se você não tiver "indicações" lá dentro dificilmente vc passa =P
uma pena...
O medico legista, na minha opinião, eh o pior perito. Não pela profissão em si, mas pelas condições.
ExcluirRealmente, demora mto até se formar. As vagas são escassas e raras.
As condições são horríveis tb. Tipo, o ambiente de trabalho eh sujo e contaminante. Faltam materiais adequados p autopsia - n eh que nem CSI q tem td bonitinho e moderno. O legista n sai a campo p investigação e tem q ficar num lugar c cheiro horroroso q n sai do corpo rs.
O salário tb n vale a pena. Tem estagiário de outras áreas q ganham bem mais.
Meu tio trabalha no IML do RJ e me levou p conhecer. Realmente eh td mto ruim. E ele n me parece mto satisfeito c a profissão n rs.
Levei td isso e mto mais em consideração na hora de escolher fazer Engenharia Química, q dá p entrar na área de perícia, e o salário eh mto melhor!!
aham, sei, os únicos crimes resolvidos são os que os caras confessam, a maioria disso é só em novela, se fosse tão bom assim, pq tem um monte de assassinos no brasil?
ResponderExcluirquais são as materias especifiacs para ser um perito criminal?
ResponderExcluirno meu caso eu quero me tornar perito por causa de criminal mids...
ResponderExcluirOouw gostei muito e sou completamente apaixonada por essa profissão .. c apenas 16 anos jah sei q faculdade vou fzer pois sou fascinada por Investigações Criminais ...
ResponderExcluirsomos 2 amoo de verdade esse trabalho !!
ExcluirOuww ,gostei muito .. sou completamente apaixonada por essa profissão .. e c apenas 16 anos jah sei q faculdade vou fazer. pois sou fascinada por Investigações Criminais ...
ResponderExcluirammei de coraçao sei agora q a minha profissao e ser uma perita criminal.... me apaixonei quando comecei a assistir a serie na ttttttvvvv,quero ser uma CSI logista deve ser emocionante. E obrigada pelas dicas nos casos...
ResponderExcluirjenny rodrigues
olá!
Excluirsou formado em física e engenharia química e me especializei nos EUA. fiz concurso para perito e entrei sem nenhum problema.
aconselho qq curso na área de QUIMICA, pois vc tem acesso a todas as partes forenses praticamente.
o mais chatinho é a medicina legal, pois a formação é mto demorada e não é tão emocionante.
vc n vira um CSI da tv, mas chega bem perto!
tenho 11 anos e tenho o sonho de ser perita minha mae nao concorda mt com isso mais tto decidida qe vou fazer essa faculdade e muitas outras !
ResponderExcluirisso mesmo beta nunca desista de seus sonho bj amiga
ExcluirEu quero trabalhar com alguma coisa que seja relacionado a isso.ou na marinha ou na criminalística.cara é show de Bola!!
ResponderExcluirola tenho 15 anos. tenho um grande sonho de ser perita, sempre assisto aos programas de pericias para saber mais sobre eles amo muito esse trabalho, e acho que um dia eu posso chegar la !!!
ResponderExcluirOla tenho 13 ano meu sonho ê se forma para perita minha vontade ser perita è enorme eu tenho fè em deus que vou comsegui um dia...
ResponderExcluirlegal esse sonho! mto gratificante tb!!
Excluirolá!
sou formado em física e engenharia química e me especializei nos EUA.
aconselho qq curso na área de QUIMICA, pois vc tem acesso a todas as partes forenses praticamente.
bem legal
ResponderExcluirAdorei a matéria, me ajudou a entender muitas coisas. Eu gostaria de atuar na parte criminal como perita, mas ainda não tenho certeza. Nessas séries de TV tem muita coisa fictícia não dá pra se guiar por isso. Parabéns pela matéria
ResponderExcluirBem legal a materia, tenho 13 anos e quero fazer faculdade de quimica e arqutetura mas trabalhar mais na area de perita queria saber se eu poderia trabalhar essa profissao nos EUA .
ResponderExcluirOi,tenho 15 anos e quero saber se perito criminal pode interrogar suspeitos e testemunhas? Ele pode pedir um mandato e ur ate a casa de alguem q ele achar suspeito?
ResponderExcluir