segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A DÉCADA MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

Hoje exatamente às 15:47 começa o verão, com a promessa de ser  um dos mais quentes dos últimos anos. A temperatura deve ficar acima da média em todas as regiões, com exceção do Sul, onde os termômetros devem variar dentro da média climatológica durante o trimestre. 
A Organização Meteorológica Internacional (WMO, na sigla em inglês) anunciou  que 2009 será o quinto ano mais quente da História. O relatório final está previsto para sair apenas em março de 2010, mas para influenciar as negociações em Copenhague, o secretário-geral da WMO, Michael Jarraud decidiu adiantar o que havia de informação sólida até agora.
Comparando-se a média de temperatura das superfícies do mar e da terra nas três décadas entre 1961 e 1990 com a média de 2009 houve um acréscimo de 0.44º C. A década de 2000 foi mais quente que a década dos anos 1990, por sua vez mais aquecida do que os dez anos anteriores. “Há uma tendência de aquecimento e não há dúvida sobre isso”, disse Jarraud a jornalistas. Também hoje, o MetOffice Hadley Centre, renomado instituto de pesquisas climáticas da Inglaterra, reforçou que esta década está sendo a mais quente desde que este tipo de monitoramento começou, há 160 anos.
Um fator importante para o calor de 2009 é a ação do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas equatoriais do Oceano Pacífico. O mesmo tipo de evento contribuiu para os termômetros em alta durante 1998. Nos últimos meses, as consequências foram sérias para vários países em desenvolvimento. Na Índia, uma onda de calor matou 150 pessoas em maio, enquanto o norte da China viveu o ano mais quente de sua história, com temperaturas de verão acima de 40ºC.
Diante das discussões sobre o aquecimento global, o pesquisador em mudanças climáticas, José Marengo,  do Inpe, esclarece que as previsões de um verão mais quente avaliam a variabilidade climática e não a mudança climática. “Tem também a atuação do El Niño que está se configurando e pode ajudar a aumentar a temperatura. A mudança climática é um processo de longo prazo, teríamos que analisar período de 50 a 100”, explica. 
Marengo sustenta ainda que o aquecimento pode ser ocasionado tanto por processos naturais e como antrópicos (pela ação do homem) e tende a ser maior em áreas urbanizadas. Ele cita o caso da cidade de São Paulo, onde é possível, na mesma hora, registrar temperatura de 35ºC na Avenida Paulista e de 30ºC no Parque do Ibirapuera, a menos de 10 quilômetros de distância. 
“Numa região do interior, como Cachoeira Paulista, onde o desenvolvimento industrial quase não existe, mesmo assim, a temperatura tem aumentado. Mas isso é bem mais acentuado numa cidade como São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro, onde o que foi Mata Atlântica agora é concreto. A floresta e as lagoas ajudam a regular e amenizar a temperatura”, acrescenta.
A organização alemã Germanwatch publicou o Ìndice Global de Risco Climático de 2010 nesta terça em Copenhague. Segundo o estudo, os países mais afetados por eventos climáticos extremos (tempestades, inundações, ondas de calor) entre 1990 e 2008 foram Bangladesh, Mianmar e Honduras. Os impactos econômicos e sociais mensurados neste estudo pretendem, segundo o autor Sven Harmeling, incentivar mais os países ricos a apoiar estratégias de adaptação às mudanças climáticas nos países pobres.
O verão aqui no hemisfério sul é chamado de "Verão austral", enquanto lá no hemisfério norte começa em junho e é chamado de "Verão boreal".O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e finda com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério.
Fontes: O Eco, Clicrbs, Clicabrasilia

4 comentários:

  1. CALOR AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    MORO EM CURITIBA-PR AKI TA FAZENDO 30º 35º DIRETO INFERNO DO CARALEO. Eu só queria saber uma coisa, pq carioca se gaba q no rio faz 70º (maneira de dizer) e dai quando chega no taxi coloca o ar condicionado no maximo?

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira estufa...Parece que vamos entrar em ebulição...Bota calor nisso!

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta. Por que os curitibanos não procuram conhecer os cariocas primeiro antes de falar asneira? Eu moro no Rio, e não me gabo por estar um inferno de tão quente por aqui. E olha que eu moro perto da praia!!!

    ResponderExcluir
  4. Pesquisem sobre as mentiras do Al Gore e descubriram q tudo isso de aquecimento global eh uma grande mentira.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs